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O CEO da Mastercard para o Brasil e o Cone Sul, João Pedro Paro Neto.
O CEO da Mastercard para o Brasil e o Cone Sul, João Pedro Paro Neto.| Foto: Divulgação/Mastercard

A Mastercard escolheu o Brasil para lançar sua interface de benefícios. A solução, que também pode ser visto como um "shopping" ou um "marketplace" de serviços e vantagens, é uma das apostas para o futuro da empresa em meio à transformação digital dos meios de pagamento no mundo. Essa aposta foi revelada, ainda em outubro de 2018, à Gazeta do Povo pelo presidente e CEO da empresa para o Brasil e o Cone Sul, João Pedro Paro Neto, mas só agora começa a ser colocada em prática.

A escolha do Brasil se deu porque o país é hoje o segundo maior mercado para a Mastercard, perdendo apenas para os Estados Unidos - se a China fosse considerada um mercado aberto, estaria à frente dos dois países.

Os últimos dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito (Abecs) mostram que, em 2018, as transações com cartões corresponderam a 40% do consumo das famílias brasileiras - 10% mais do que representavam em dez anos antes, em 2008. A meta da Mastercard e de outras empresas de pagamento é fazer essa proporção aumentar cada vez mais.

O desafio para isso está em transcender o papel de bandeira de crédito para o de facilitador de pagamentos em geral. Para isso, entender a jornada de utilização de serviços e benefícios pelos usuários e também os pontos críticos para a conveniência dessa utilização é fundamental para a Mastercard. E ninguém melhor do que o próprio usuário para dizer, via perfis pré-estabelecidos, o que quer.

“Com essa plataforma, inédita, nós poderemos criar soluções de um para um. Ao invés de um ter todo um trabalho de apresentar milhares de opções ao usuário, ele vai receber, de acordo com o seu perfil, sugestões personalizadas (...) Tudo isso via o aplicativo do seu próprio banco", ressalta Paro Neto.

Embora a Mastercard tenha apresentado no CIAB Febraban 2019 uma ideia de como essa plataforma vai funcionar, a interface dependerá, na prática, de cada emissor parceiro, já que ela funcionará dentro dos aplicativos e plataformas desses emissores. O primeiro parceiro da novidade será o novo banco digital C6 Bank, hoje em fase beta, mas previsto para estrear para valer nos próximos meses (leia mais sobre o C6 Bank, abaixo).

De plataforma de benefícios a principal canal da Mastercard

Na demonstração da Mastercard, o usuário poderia formatar o seu perfil via perguntas, que indicariam que aspectos de consumo e bem-estar são mais importantes para ele.

exemplo de questão feita pela Mastercard para a construção de um perfil de consumo.
Exemplos de questões feitas aos usuários para a construção de um perfil para a plataforma de soluções e benefícios da Mastercard.| Reprodução

O perfil servirá não só para a escolha do produto (cartão) que melhor atenda o cliente, mas também para o oferecimento de todos os serviços e benefícios dos parceiros Mastercard que tenham aderência a esse perfil.

questionário para construção de perfil de consumo da Mastercard
Por meio de um rápido questionário, a Mastercard propõe um conjunto de benefícios mais indicados para determinado perfil. Esse conjunto pode ser confirmado ou editado para, então, a indicação do melhor pacote (ou cartão) ao cliente.| Reprodução

A Mastercard espera conhecer ainda mais seus usuários quando essa plataforma estiver sendo usada por mais emissores parceiros. O ideal é que, com o tempo, a Mastercard consiga oferecer o match perfeito entre as preferências dos clientes e os benefícios disponíveis.

Paro Neto não revelou com quantos parceiros a estreia da plataforma vai acontecer, mas espera que em três ou quatro anos a plataforma se transforme no principal canal de relacionamento da empresa com seus clientes.

Estreia do C6 Bank será nos próximos meses

O banco digital C6 Bank deve estrear para o público em geral nos próximos meses. Ainda no primeiro semestre, o foco da empresa, um investimento de quatro ex-executivos do BTG Pactual, foi testar suas soluções em versão beta, primeiro entre seus mais de 300 funcionários e depois com consumidores convidados e selecionados.

Segundo Maxnaun Gutierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank, o banco nasceu com a proposta de transformar a experiência que as pessoas têm com os serviços financeiros. "Para isso, buscamos criar, além de soluções práticas, serviços que ofereçam a possibilidade de personalização. A plataforma que a Mastercard está lançando tem tudo a ver com isso, já que o cliente vai conseguir customizar os benefícios atrelados ao cartão de crédito. É um projeto que casa com o nosso compromisso de aprimorar a relação do usuário com produtos financeiros", explica ele.

A estreia do C6 Bank deve ocorrer já de maneira completa. De acordo com CIO da empresa, Gustavo Torres, a conta do C6 Bank é isenta de taxa de manutenção e já tem no pacote: TEDs ilimitadas e gratuitas; cartão de crédito e débito (há duas opções: o Cartão C6, que é isento de anuidade, e o Carbon, correspondente ao Mastercard Black, que cobra anuidade); saques gratuitos e ilimitados nos caixas da rede Banco24Horas; CDBs com taxas competitivas e portabilidade de salário.

Nos próximos meses - Torres não detalha se na estreia do C6 Bank ou depois - os clientes também terão os serviços de débito automático, depósito por boleto e empréstimo.

Com capital social de R$ 250 milhões, o C6 Bank receberá R$ 500 milhões em investimentos de seus acionistas até o final de 2019.

* A jornalista viajou a convite da Febraban para o CIAB 2019.

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