• Carregando...

O mercado brasileiro de ações caiu pelo segundo dia seguido nesta sexta-feira, com seu principal índice encerrando a semana pouco acima de 70 mil pontos com a reação global a dados dos Estados Unidos.

O Ibovespa caiu 0,74 por cento, para 70.057 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,25 bilhões de reais.

Pela manhã, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou o relatório de dezembro sobre o mercado de trabalho no país. Inicialmente, o mercado ficou dividido entre a decepção com o número de vagas criadas e a surpresa com a queda da taxa de desemprego a 9,4 por cento, a menor desde 2009.

Uma análise mais profunda, porém, mostrou que a queda do desemprego teve mais a ver com a desistência de milhares de trabalhadores em buscar emprego. Perto do fechamento, os índices Dow Jones e Standard & Poor's 500 tinham baixa de 0,2 por cento em Nova York.

Outro fator que pesou sobre as bolsas norte-americanas foi uma decisão judicial contrária a duas execuções hipotecárias. Com isso, o setor financeiro liderava as perdas por lá, algo que influenciou também as ações de bancos no Brasil.

Banco do Brasil recuou 2,37 por cento, a 30,95 reais. Itaú Unibanco perdeu 2,45 por cento, a 38,67 reais, e Bradesco 1,69 por cento, a 32,49 reais.

De acordo com Leonardo Bardese, operador da corretora BGC Liquidez, as ações de bancos locais são afetadas ainda pela preocupação com a possibilidade de que o governo adote novas medidas para frear a valorização do real.

"E ontem o (presidente do Banco Central, Alexandre) Tombini chegou a falar que a carteira de crédito para consumidor deve crescer pelos 10 por cento, enquanto o mercado estava esperando mais que 15 por cento", acrescentou.

O maior volume do pregão ficou com as ações preferenciais da Vale, em baixa de 0,82 por cento, a 50,90 reais. A ação devolveu parte dos ganhos recentes em meio à incerteza dos agentes com a sucessão na presidência da empresa --uma reportagem do jornal Valor Econômico afirmou nesta sexta que o atual CEO, Roger Agnelli, não terá o mandato renovado.

A Petrobras PN, com o segundo maior volume do pregão, caiu 1,4 por cento, a 26,73 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]