• Carregando...

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje (23) que já é possível perceber uma recuperação gradual da concessão de crédito no Brasil, depois da contração sentida por conta do agravamento da crise financeira internacional, em meados de setembro. A afirmação foi feita durante congresso da Associação Econômica Latino-Americana e do Caribe, no Rio de Janeiro.

O fato de que os bancos públicos ainda respondem por uma fatia significativa do mercado de crédito brasileiro contribuiu para essa recuperação, afirmou Meirelles em seu discurso.

O presidente do Banco Central reconheceu, no entanto, que a concessão de crédito ainda não se recuperou totalmente para os níveis anteriores ao agravamento da crise financeira. Ele também lembrou que a confiança do consumidor erodiu desde outubro.

No discurso, Meirelles afirmou que não há sinais de que as condições fiscais vão se deteriorar em um futuro próximo e nem de que haverá redução nas transferências governamentais para as famílias brasileiras.

O Banco Central vai publicar, no final de dezembro, sua previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2009. O Brasil deve desacelerar, assim como os outros países, mas estima-se que vamos crescer acima da média mundial, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]