• Carregando...
Presidente do BC, Henrique Meirelles, em imagem de arquivo | Agência Brasil
Presidente do BC, Henrique Meirelles, em imagem de arquivo| Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (20), em teleconferência com jornalistas, que o Brasil está em sua "melhor forma macroeconômica" em muito tempo. "Estamos prevendo crescimento econômico de 5,8% para 2010", afirmou.Em 2009, o crescimento na maior economia da América Latina ficou perto de zero. Mas o crescimento robusto poderá reativar as pressões inflacionárias. Em 2009, a inflação medida pelo IPCA foi de 4,3%.

O centro da meta da inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano é de 4,5%. "Os bancos centrais do mundo todo devem sempre se preocupar com a possibilidade de uma volta da inflação", disse Meirelles. "Mas, no momento, achamos que a inflação para 2010 e 2011 está em torno da faixa da meta."

Investimento

O investimento estrangeiro direto deve subir para US$ 45 bilhões em 2010, de apenas US$ 25,9 bilhões no ambiente recessivo de 2009. "O investimento está liderando o crescimento agora, enquanto anteriormente era o consumo que liderava", disse. "Estamos alcançando um bom equilíbrio macroeconômico; a produção de bens de capital (maquinas e equipamentos) está se recuperando."

Meirelles deu poucas indicações sobre a política monetária, notando apenas que o compromisso intransigente do BC "com a meta de inflação levou a um declínio na taxa de juro real".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]