• Carregando...

O Ibovespa ficou praticamente estável nesta segunda-feira, com uma discreta alta diante do otimismo dos mercados norte-americanos a uma semana da reunião do Federal Reserve, que deve trazer mais estímulos para a economia dos Estados Unidos.

O principal índice das ações brasileiras subiu 0,07 por cento, a 69.580 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 7,88 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subiu 0,28 por cento e o Standard & Poor's 500 teve alta de 0,21 por cento. A reunião do Fed para discutir política monetária ocorre nas próximas segunda e terça-feira.

De acordo com Pedro Galdi, analista da corretora SLW, o índice local teve desempenho um pouco abaixo dos pares internacionais durante a maior parte do pregão por causa da recente intervenção do governo no câmbio, que mantém o receio sobre novas medidas que encareçam o investimento estrangeiro e aumenta a percepção de risco sobre o país.

"É uma alta modesta", disse Galdi. "Tem muita coisa para acontecer no decorrer da semana", completou, citando eventos econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos na sexta-feira, e balanços de empresas, como Bradesco e Vale.

Perto do fechamento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse a jornalistas que o governo não estuda reinstituir a cobrança de imposto de renda sobre ganhos de capital de estrangeiros no mercado de renda fixa.

Resultados corporativos já ajudaram a alavancar as ações do grupo sucroalcooleiro Cosan neste pregão, com alta de 3,07 por cento, a 26,90 reais. A empresa agradou analistas ao divulgar no fim de semana aumento de 32,1 por cento da receita líquida no trimestre encerrado em setembro ante o mesmo período do ano anterior.

A Vale, com balanço na quarta-feira, teve alta de 0,54 por cento das ações preferenciais, para 48,50 reais. Analistas esperam um resultado forte para a companhia. "Nossa expectativa é de que, confirmados os números que projetamos e na ausência de choques externos, a Vale ainda permanecerá com um alto grau de rentabilidade nos próximos trimestres", afirmou Rodrigo Ferraz, analista da Brascan Corretora.

A ação preferencial da Petrobras também fechou em alta, a 24,57 reais, com variação de 1,49 por cento. O UBS revisou para cima a recomendação sobre as ações ordinárias da estatal, de "venda" para "neutro".

A maior alta percentual do índice coube à CCR, com ganho de 4,57 por cento, a 45,79 reais, e a maior queda ficou com a Brasil Ecodiesel, 10,4 por cento, a 1,12 real, após a expressiva alta de 16 por cento na sexta-feira, antes da confirmação das conversas com a Maeda por uma fusão.

Fora do Ibovespa, o destaque ficou para as ações da estreante HRT, com queda de 2,75 por cento, a 1.167 reais. A petroliífera teve o segundo maior giro do pregão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]