• Carregando...

A curitibana Metapar Usinagem, pertencente à Bosch, encerrou suas atividades na última quinta-feira (17). Os 145 funcionários da empresa, que funcionava no bairro Pinheirinho e fabricava peças usinadas para as bombas diesel da própria Bosch, estão em licença remunerada até o próximo domingo (27), quando o contrato de trabalho será rescindido.

Três montadoras que o Paraná já teve – e quatro “sonhos elétricos”

O estado produz veículos, das marcas Volkswagen, Audi, Renault, Nissan, Volvo e DAF. O que nem todo mundo sabe é que o Paraná já abrigou outras três montadoras

Leia a matéria completa

Fundada em meados da década de 1990, a Metapar foi adquirida pela Bosch em 1998. Em nota, a multinacional alemã informou que, sob forte pressão para manter a sua competitividade no mercado, a Metapar adotou nos últimos anos medidas para reduzir custos e recuperar a rentabilidade. Também buscou um comprador para as operações, sem sucesso.

“A empresa não conseguiu atingir os objetivos desejados e garantir a continuidade do negócio, que também vem sendo impactado negativamente pela atual crise econômica do Brasil”, disse a Bosch.

A Gazeta do Povo apurou que a intenção de vender a Metapar foi comunicada ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) ainda em 2013. Em ofício enviado ao SMC na quinta-feira passada, a direção da Metapar atribuiu a decisão de fechar as portas a quatro fatores: perda de competitividade; o cenário de crise no país; “perdas de produção significativas de diversos componentes”; e “esforços sem sucesso para manutenção dos negócios ou venda da empresa”.

Atitudes “estranhas”

Um funcionário relata que a direção da Metapar vinha adotando atitudes “estranhas” nos últimos meses. Em direção oposta à da própria Bosch, a subsidiária intensificou o ritmo de produção, trabalhando inclusive durante todo o feriado prolongado de setembro. “Agora ficou claro que o objetivo era reforçar os estoques de componentes da Bosch. A gente percebia esses sinais, mas não imaginava que haveria um fechamento da empresa de imediato”, conta.

Volks suspende venda de modelos nos EUA por escândalo sobre poluentes

A linhas suspensas representam 23% das vendas da Volkswagem nos Estados Unidos

Leia a matéria completa

Segundo ele, nos últimos meses uma série de equipamentos recém-adquiridos pela Metapar foram repassados à fábrica da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que passou a desenvolver produtos que antes eram de responsabilidade da subsidiária.

Em paralelo, o objetivo de diversificar a carteira de clientes foi interrompido. O fornecimento de componentes à alemã Continental, fabricante de autopeças, foi cancelado por decisão da própria Metapar, assim como um negócio prestes a ser fechado com a General Motors.

Nos úlitmos meses, a empresa também deixou de atender à unidade da Bosch em Campinas (SP), restringindo-se a fornecer peças para a fábrica da CIC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]