i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado de trabalho

Microsoft fará treinamento digital gratuito de 5,5 milhões de brasileiros até 2023

  • 20/10/2020 12:14
Treinamento digital Microsoft
Treinamentos digitais da Microsoft serão oferecidos por meio da plataforma de ensino remoto Escola do Trabalhador 4.0, do governo federal.| Foto: AFP

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20) ações para facilitar a busca por oportunidades no mercado de trabalho em paralelo à qualificação de até 5,5 milhões de brasileiros até 2023, com treinamentos digitais e cursos gratuitos.

As atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia para a promoção da capacitação profissional e o aprimoramento da base de dados do Sistema Nacional de Emprego por meio do uso de ferramentas de inteligência artificial.

A iniciativa faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em evento online da companhia com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e do secretário especial do Ministério da Economia Carlos da Costa.

Segundo a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, o plano pretende apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico sustentável do país nos próximos anos, de olho também na recuperação no pós-pandemia.

No campo relacionado diretamente ao mercado de trabalho, a parceria terá dois focos principais. O primeiro é a otimização da busca por emprego, com a doação de ferramentas de inteligência artificial da companhia ao Sine, facilitando a busca por oportunidades e profissionais.

O segundo é a oferta das 5,5 milhões de vagas de treinamento digital da Microsoft que vão integrar a Escola do Trabalhador 4.0, plataforma de ensino remoto do governo federal. Serão 20 tipos de cursos, desde letramento digital até capacitações para a requalificação em segmentos especializados como Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação e computação em nuvem.

O secretário especial Carlos da Costa afirma que a Microsoft foi escolhida por oferecer as ações sem custo ao Tesouro, com destaque feito por ele à atual situação fiscal do país, que impediria gastos. Na prática, o que se pretende é a reorganização das informações presentes no Sine para viabilizar a criação de perfis que garantam o "job matching", ou seja, as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft serão implantadas para facilitar buscas por parte da empresa pelo candidato ideal e vice-versa.

A presidente da Microsoft no Brasil destacou durante o evento a forte demanda no mercado por trabalhadores especializados, mas que não existe limitação para o uso da tecnologia, indispensável para empresas mais avançadas, mas que pode colaborar também com autônomos, por exemplo.

"É verdade que a pandemia nos forçou a experimentar a tecnologia, nos ajudou a desmistificar e a acelerar regulamentações", afirmou, ao pontuar que "capturando esses benefícios seremos mais produtivos, mais competitivos". Nesse sentido, Tania Cosentino deu especial destaque para o fato de que vagas com mais capacitação são mais bem pagas, sendo mais um aspecto que pode colaborar com a recuperação da economia do país.

Também no evento desta terça-feira (20), a Microsoft anunciou a inauguração de um novo data center no Brasil para a expansão da sua oferta de nuvem e o uso de sua tecnologia de inteligência artificial para o monitoramento da floresta amazônica, com o objetivo de ajudar a prevenir devastação por incêndios na próxima estação seca, em 2021.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    LUIZ CARLOS SANCHES

    ± 0 minutos

    Sou fã número um da Microsoft, mais uma vez implantando tecnologia de futuro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]