• Carregando...

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse nesta quarta - feira (16) a empresários ingleses que a economia brasileira dá exemplo de estabilidade ao sair da crise financeira mundial antes dos demais países, e ressaltou que o país está preparado para receber os investimentos do Reino Unido no setor produtivo.

A afirmação, de acordo com a assessoria de imprensa do MDIC, foi feita em Londres, na abertura da reunião plenária do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (Jetco, na sigla em inglês), que contou também com a participação do ministro de Negócios, Inovação e Tecnologia do Reino Unido, Peter Mandelson.

Criado em 2006, o Jetco é um mecanismo de cooperação que visa a melhoria do comércio e dos investimentos entre o Brasil e o Reino Unido, que ganhará mais impulso ainda com a inauguração – prevista para breve, mas ainda sem data agendada – do escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na capital inglesa.

Em seu discurso, na abertura da quarta reunião do Jetco, Miguel Jorge destacou que o momento é bastante promissor para o aumento do intercâmbio bilateral. Alertou, porém, que é necessário reinventar o comitê, de modo a definir as novas linhas de trabalho e criar os temas de interesse mútuo, que reflitam as necessidades dos governos e dos setores privados dos dois países. Nesse contexto, Miguel Jorge considerou que a abertura do escritório do BNDES em Londres será estratégica, no sentido de agilizar as operações com os investidores locais e de irradiar as ações para os países vizinhos. Será o segundo escritório do BNDES fora do Brasil, o primeiro foi inaugurado no mês passado em Montevidéu, no Uruguai.

O ministro Peter Mandelson concordou com a importância estratégica da presença física do banco brasileiro de fomento naquele centro financeiro. Ele disse que o Brasil e o Reino Unido são bons parceiros comerciais, mas acha necessário que se aprofundem as ligações nos negócios, na cooperação e na promoção de investimentos em setores chave, sem mencionar quais.

Logo depois da reunião do Jetco, o ministro inglês disse, durante entrevista coletiva, que está muito satisfeito por ver o Brasil liderar o mundo na superação do momento recessivo pós-crise financeira internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]