• Carregando...

O Ministério da Fazenda reagiu ao novo rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) por meio de uma nota na qual afirma que o governo está adotando uma série de medidas de caráter estrutural para reduzir incertezas fiscais, melhorar a confiança dos investidores e retomar o crescimento da economia. Segundo a equipe econômica, assim que essas ações começarem a mostrar resultados, a decisão da S&P será revertida.

“Diante desse grande esforço conjunto, o Ministério da Fazenda está convicto de que a revisão da nota do Brasil é temporária e será revertida tão logo os resultados das medidas em andamento comecem a produzir efeitos na economia, levando ao reequilíbrio fiscal e à recuperação do crescimento”, afirma o texto.

A Fazenda ressalta ainda que a redução da nota do país por agências de risco não afeta a capacidade do governo de honrar seus compromissos com credores e nem a perspectiva de recuperação da economia no médio prazo: “Apesar do cenário atual de retração econômica, o país mantém a capacidade plena de honrar seus compromissos e cumprir com suas obrigações contratuais”. A nota de crédito do Brasil passou de ‘BB+’ para ‘BB’, permanecendo em grau especulativo

Entre os fatores citados pela S&P para rebaixar o Brasil estão a deterioração das contas públicas num contexto de recessão, o que impacta negativamente a trajetória da dívida pública. A agência ressalta ainda em seu comunicado que incertezas políticas podem retardar a reversão desse quadro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]