• Carregando...

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, não quis dar uma previsão de saldo para a balança comercial em 2015. O secretário afirmou que o governo espera um saldo comercial positivo para este ano. No ano passado, a balança fechou com um déficit de US$ 3,9 bilhões.

"Trabalhamos com expectativa de saldo comercial positivo para 2015, mas é cedo para fazer exercício numérico", afirmou nesta segunda-feira (05). "Trabalharemos intensamente para a melhora da balança comercial, via aumento de exportações."

Como desafios para este ano, Godinho citou que não há sinais de recuperação de preços de commodities e citou especificamente soja, milho e minério de ferro. "O minério de ferro também verá aumento de produção mundial e a expectativa é que preços se situem abaixo dos níveis de 2014."

Incerteza

Outro desafio, segundo o secretário, é a incerteza relacionada ao desempenho da economia mundial. Godinho citou a situação das economias da União Europeia, da Rússia e da Argentina. Também destacou a tendência de menor crescimento da economia chinesa.

"Temos crescimento estimado de 7,1% em 2015 contra 7,7% em 2014. Temos menor crescimento do principal parceiro comercial brasileiro, o que impacta perspectivas de exportações brasileiras no próximo ano".

Godinho citou a previsão do Focus de taxa média de câmbio de R$ 2,69 em 2015 e disse que esse é um dos aspectos positivos para 2015. "A estabilidade de câmbio será fundamental. Mas esperamos que com esse patamar ocorra efeito positivo para exportações", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]