• Carregando...

Em audiência realizada nesta segunda-feira (17) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas, o procurador do trabalho Ronaldo Lira emitiu parecer favorável à reintegração de 798 trabalhadores da General Motors (GM) demitidos neste mês da fábrica da montadora em São José dos Campos.

Devido à greve deflagrada pelos funcionários da planta no Vale do Paraíba, a própria GM acionou a Justiça para encerrar a paralisação iniciada no dia 10 de agosto.

Em nota, o presidente do Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), afirmou que a audiência “foi um passo positivo na luta para que as demissões sejam anuladas”.

Trabalhadores da Mercedes-Benz aprovam adesão a programa de redução de jornada

Após votarem contra a medida em julho, funcionários mudaram de ideia com anúncio de que a empresa faria cortes de pessoal a partir de 1º de setembro

Leia a matéria completa

O pedido de anulação dos cortes, de acordo com o sindicato, está fundamentado na jurisprudência que obriga a empresa a negociar com a categoria antes de realizar demissões em massa. Segundo os sindicalistas, as 798 demissões da empresa aconteceram por telegrama, sem qualquer negociação.

Adequação

Procurada, a General Motors não comentou o parecer do Ministério Público do Trabalho, mas informou que uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 21, às 15h, após não se chegar a um acordo na audiência desta segunda.

Segundo nota da montadora, “a paralisação da operação na fábrica só contribui para agravar a séria crise que afeta hoje a GM e a indústria automotiva [...] e os desligamentos realizados têm como objetivo adequar o quadro da empresa à atual realidade do mercado, visando resgatar a competitividade e viabilidade do negócio.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]