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Andre Dihl, presidente da Ampro-PR | Divulgação
Andre Dihl, presidente da Ampro-PR| Foto: Divulgação

É das teclas e das telas touchscreen de celulares, smartphones e tablets que está nascendo o que os profissionais da área promocional chamam de "nova onda" do setor. Um levantamento di­­vulgado há poucos dias pela As­­sociação de Marketing Promo­cional (Ampro), com base em entrevistas com empresários de todo o país, mostra que 78% de­­les vem o marketing digital co­­mo a principal tendência para o setor nos próximos anos – em es­­pecial o segmento mobile.

As ações em pontos de venda aparecem na sequência, citadas por 59% dos entrevistados. "Ca­­da vez mais pessoas têm acesso à tecnologia e os preços de telefones e serviços estão caindo. Além disso, o comportamento dos consumidores mudou. Eles ficam mais tempo fora de casa. Isso fortalece o marketing promocional", diz o presidente da entidade no Paraná, André Dihl, que é diretor da Locus Marketing Pro­­mocional. "Por isso, a nova onda promocional está centrada em ações de relacionamento pela internet e pelos telefones, com destaque para as mídias sociais."

Entre os profissionais pesquisados, 73% deles dizem que usam as redes sociais para fazer ações promocionais – e 82% revelam que esse tipo de atividade deve aumentar. Entre os 27% dos entrevistados que disseram não atuar em portais como Facebook, Orkut e Twit­ter, mais da metade deles confirma ter planos para fazer isso no futuro.

O diretor da Refinaria Ilimi­tada, Mário Nicolau, confirma a tendência e vai além. Para ele, qualquer tipo de publicidade via mobile deve ser promocional por natureza. "Pelo celular, você chega às pessoas de maneira muito direta. Por isso, a abordagem precisa ser muito pertinente e levar algum valor para o consumidor", diz.

Nicolau reconhece, no entanto, o que a maioria das empresas brasileiras ainda não sabe com fazer uso eficiente desse tipo de ação. "É um canal ainda incipiente. Mas não há dúvida de que o espaço está aí para ser ocupado. Quem souber fazer isso vai conquistar um enorme banco de clientes fiéis."

Planejamento

A pesquisa mostra, ainda, que o segmento promocional ganhou mais espaço no planejamento estratégico das empresas. De acordo com o levantamento, que as ações fazem parte do documento em 82% dos casos – esse índice era de 71% em 2007, quando foi feita a primeira edição do estudo. Além disso, 68% dos entrevistados dizem que as verbas de marketing promocional vêm crescendo ao longo dos últimos anos, contra apenas 8% com opinião contrária. A média de crescimento, revela o estudo, é de 28%.

"Antigamente, a promoção era algo tático. Hoje, é parte da estratégia. Isso aconteceu porque o marketing promocional se profissionalizou, conquistou espaço", diz o presidente da Ampro-PR. "Há uma tendência não só no Brasil, mas como no mundo todo, de aumento de verbas para o segmento, como um complemento à publicidade tradicional."

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