• Carregando...

A agência de classificação de risco Moody’s colocou o rating Baa3 do Brasil em revisão para possível rebaixamento. A classificação de risco serve como um selo de bom pagador e é usado como referência para fundos de investimentos estrangeiros aplicarem no país. Em setembro, a Standard&Poor’s rebaixou a nota do Brasil.

Segundo a Moody’s, a revisão é guiada pela rápida e material deterioração macroeconômica e das tendências fiscais e pela reduzida probabilidade de uma reversão da tendência nos próximos dois a três anos.

Durante a revisão, a Moody’s vai avaliar a probabilidade de mais deterioração na posição fiscal do governo diante do cenário base da agência para ratings de nível Baa3 e a perspectiva de um aumento mais rápido e mais significativo na trajetória de dívida do governo “no contexto de elevada incerteza política, declínio na confiança do investidor e recessão mais profunda que a esperada”.

Segundo a Moody’s, os indicadores fiscais e de atividade econômica continuam se deteriorando fortemente, sem sinal de quando irão atingir o fundo do poço. “A rápida e material piora das condições macroeconômicas estão levando a Moody’s a reavaliar a extensão com que o desempenho fiscal e econômico estará de acordo com o rating Baa3 do Brasil”, diz a agência em relatório.

Agência corta rating da Petrobras

Embora a classificação de risco do Brasil esteja apenas em revisão, a Moody’s já cortou nesta quarta (9) o rating da Petrobras, que foi de Ba2 para Ba3, colocando-o em revisão para um possível novo rebaixamento. Em geral, quando um país perde a classificação, as suas empresas também são afetadas.

Em comunicado, a agência de risco informa que a decisão reflete o elevado risco de refinanciamento da Petrobras, dada a deterioração das condições do setor, que torna ainda mais difícil levantar caixa por meio da venda de ativos.

O aperto nas condições de crédito a empresas no Brasil e para a indústria do petróleo, a magnitude de eventuais necessidades de financiamento da companhia e o fluxo de caixa negativo contribuem para esse cenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]