Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
nota

Moody's rebaixa classificação da região espanhola de Valência

A agência notificou ainda em perspectiva negativa outras nove comunidades autônomas espanholas e três entidades locais

A agência de medição de riscos Moody's rebaixou nesta quinta-feira em dois degraus a classificação da região espanhola de Valência devido aos seus problemas de liquidez e suas dificuldades de financiar-se.

A agência notificou ainda em perspectiva negativa outras nove comunidades autônomas espanholas e três entidades locais.

A medição da Comunidade Valenciana fica no nível de Ba3, de "bônus lixo", o que significa que sua capacidade de enfrentar um ambiente adverso é questionável.

A agência mostra dúvidas sobre a capacidade das comunidades autônomas de alcançar seus objetivos de redução do déficit neste ano, já que precisam refinanciar 17 bilhões de euros em um entorno em que o acesso ao mercado bancário é muito difícil.

Conforme Moody's, a Comunidade Valenciana foi incapaz de obter em dezembro 1,5 bilhão de euros que precisava.

Outro questionamento da agência é quanto à capacidade dos Governos regionais para reduzir o déficit neste ano, depois do mau comportamento visto em 2011.

O Governo calculou que as autonomias terão déficit de 2,7% com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), frente ao cálculo inicial de 1,3%.

Além disso, a Moody's leva em conta a deterioração do entorno macroeconômico, e calcula que em 2012 o PIB espanhol se contrairá entre 0,5% e 1%.

Em entrevista à Agência Efe nesta semana, a primeira que concede como chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou que em suas próximas reuniões com as comunidades autônomas e com as Prefeituras pedirá que apertem o cinto "como já fizeram as famílias e as empresas" na Espanha.

Segundo Rajoy, as comunidades autônomas são responsáveis de 15 bilhões dos 20 bilhões de euros do desvio do déficit público registrado no exercício 2011.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.