• Carregando...

A agência de classificação de risco Moody's diminuiu a nota de crédito da Espanha em um nível nesta quinta-feira. Ela também alertou que novas reduções podem vir diante do receio de que a reestruturação dos bancos do país custe mais que o dobro do que o governo calcula.

"Há um risco significativo de que o custo do esforço de recapitalização possa exceder consideravelmente as projeções do governo", afirmou a agência em comunicado.

A redução da nota --de Aa1 para Aa2-- derrubou o euro para as mínimas do dia ante o dólar. O prêmio de risco cobrado pelos investidores para aplicar em títulos de 10 anos da Espanha subiu 9 pontos em relação aos bônus alemães, para 232 pontos-básicos..

O Banco da Espanha divulga seu próprio relatório sobre a necessidade de capital dos bancos após o fechamento do mercado nesta quinta-feira.

A previsão do governo e do banco central é que não será preciso mais de 20 bilhões de euros para recapitalizar os bancos em dificuldades no país.

Entretanto, a Moody's afirmou que esse custo deve ser entre 40 e 50 bilhões de euros. Em um cenário mais turbulento, o valor necessário pode alcançar entre 110 e 120 bilhões de euros, acredita a agência.

A Moody's ainda vê a Espanha como um investimento de alto nível. Como comparação, a nota de Portugal está dois níveis abaixo e a Grécia é tratada como investimento especulativo.

"Estamos surpresos de que a Moody's tenha tomado essa decisão antes de conhecer os detalhes do relatório (do Banco da Espanha) sobre a recapitalização do setor financeiro espanhol", disse à Reuters a diretora do Tesouro do país, Soledad Nuñez.

Segundo ela, a Moody's tinha até 15 de março para tomar uma decisão sobre a nota da Espanha, após ter colocado o país em revisão em 15 de dezembro.

A nota da Moody's agora está em linha com a classificação AA da Standard & Poor's. A outra grande agência, a Fitch, tem uma nota um nível superior, AA+, mas colocou a Espanha em perspectiva negativa na última sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]