• Carregando...
Samuel Klein, em foto de 1997: polonês naturalizado brasileiro, empresário nasceu em Lublin, na Polônia | Janete Longo/Folhapress
Samuel Klein, em foto de 1997: polonês naturalizado brasileiro, empresário nasceu em Lublin, na Polônia| Foto: Janete Longo/Folhapress

"Rei do varejo", Samuel Klein descobriu classe C

O empresário Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, foi o pioneiro em entender os desejos de consumo da nova classe média brasileira e como essa população gosta de ser tratada.

Ele descobriu o potencial de compras da população de menor renda as classes C e D, muito antes da estabilização da economia e das consultorias especializadas em varejo avaliarem esse mercado que, aliás, foi o sustentáculo do império que construiu.

Uma de suas máximas, que pode parecer um lugar comum, é que o consumidor tem sempre razão.

Em 2001, aos 78 anos de idade, Klein fez pessoalmente uma campanha publicitária. Na época, os cerca de 6 milhões de clientes ativos da rede receberam mensagens telefônicas quando faziam aniversário ou quando terminavam de pagar pontualmente o crediário. Detalhe: do outro lado da linha estava o próprio dono da empresa, chamando o freguês pelo nome.

"Pela minha experiência, posso dizer que quanto mais pobre uma pessoa, mais honesta ela é", afirmou Klein. Na época, o varejo enfrentava uma onda de inadimplência e ele reduziu a dívida de seus clientes pela metade.

A venda a prazo no carnê, que todo mês o freguês visitava a loja para pagar, foi um dos pilares da Casas Bahia. Klein criou uma mundo a parte do crédito e certa vez declarou que o cadastro de fregueses da loja era mais importante do que a listagem de devedores do SCPC.

Ele não fazia segredo da sua receita para ter sucesso no varejo que, aliás, era bem simples: comprar bem para vender bem. Mas ele admitia que, no trato com o consumidor, existiam coisas que matematicamente não podem ser analisadas, como a simpatia. E nisso ele foi mestre.

O empresário Samuel Klein, fundador das Casa Bahia, faleceu na madrugada desta quinta-feira (20), em São Paulo, devido a insuficiência respiratória. Klein estava com 91 anos de idade. Ele deixa três filhos, oito netos e cinco bisnetos.

O velório ocorre no cemitério israelita do Butantã, em cerimônia reservada para família e amigos. A Via Varejo, controladora da Casas Bahia, divulgou nota na qual expressou seus sentimentos de pesar e agradeceu o empresário por sua contribuição ao País.

"Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores", informou a Via Varejo em nota que lamenta a morte de Klein.

Perfil

Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, como o terceiro de nove irmãos, filho de um carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia, de onde conseguiu fugir, em 1944.

Em 1952, decidiu mudar-se para o Brasil, onde, depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, instalando-se em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. Com a ajuda de um conhecido que transitava pelo comércio do Bom Retiro, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias como roupas de cama, mesa e banho.

Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para comprar sua primeira loja, no centro de São Caetano. Chamou a loja de "Casa Bahia" em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.

"Comerciante nato"

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do empresário Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, em nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

"O sucesso empresarial de Samuel Klein comprova como o Brasil é um país das mais diversas oportunidades. Meus sentimentos a sua família, amigos e funcionários", disse Dilma.

"Refugiado da Segunda Guerra Mundial, o polonês Samuel Klein encontrou no Brasil uma nova pátria e a oportunidade de recomeçar a sua vida. Comerciante nato, Klein foi mascate na Grande São Paulo, indo de porta em porta vender roupas de cama até conseguir abrir uma loja. Em homenagem aos seus clientes nordestinos, deu ao seu empreendimento o nome de Casas Bahia. Criou assim uma das principais redes de varejo do País", destaca a nota da presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]