i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Baixo Iguaçu

MP tenta impedir construção de usina

  • Por
  • 22/09/2008 21:49

O Ministério Público Federal (MPF) de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, entrou com ação civil pública para impedir a construção da hidrelétrica de Baixo Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema. Trata-se da segunda ação movida na Justiça Federal de Francisco Beltrão contra a usina em menos de dois meses – a primeira, ajuizada no início de agosto, é de autoria da ONG Liga Ambiental.

No documento, de 103 páginas, o procurador Anderson Lodetti de Oliveira aponta supostas irregularidades no processo de licenciamento ambiental da hidrelétrica e alega que sua construção, a 500 metros do início do Parque Nacional do Iguaçu – dentro da "zona de amortecimento" da unidade, que tem raio de dez quilômetros –, implicaria riscos ao parque e até à vazão das Cataratas do Iguaçu.

Um dos argumentos do MPF para solicitar a anulação do licenciamento ambiental é que ele deveria ter sido feito pelo Ibama, ligado ao governo federal, e não pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O IAP concedeu licença prévia ao empreendimento em julho e, se ela for mantida, Baixo Iguaçu participará do leilão que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove no próximo dia 30. No leilão, geradoras de energia vão disputar o direito de construir e operar a hidrelétrica, que tem início de operação planejado para 2013. (FJ)

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.