i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
artigo

Muita criatividade contra a crise mundial

  • 25/06/2009 21:01

Como ainda não inventaram nada melhor para sair de uma crise do que criatividade, é esse o produto que se discute em Cannes. Ou seja, como agências do mundo todo se reinventam para construir lealdade e engajamento para seus clientes.

As mudanças na economia global apareceram no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que em 2009 chega à sua 56ª edição. As inscrições, incluindo todas as competições, diminuíram 20%. São 22,6 mil peças trazidas a Cannes por duas mil agências do mundo todo. As áreas que mais sentiram a retração foram filme e press, mas o mesmo não ocorreu em marketing promocional e design. Para o Brasil, o número de Leões ficou bem abaixo do de 2008.E, como ainda não inventaram nada melhor para sair de uma crise do que criatividade, é esse o produto que se discute, e sempre se discutiu, em Cannes. Ou seja, como agências do mundo todo se reinventam para construir lealdade e engajamento para seus clientes. Entre muitos jurados da competição, figuras importantíssimas de todos os segmentos da comunicação estão presentes nestes 7 dias de evento, como Steve Ballmer, CEO da Microsoft, Spike Lee, diretor premiadíssimo de Hollywood, entre outros.

Além de muita pauta até o próximo festival, o que se premia em Cannes são peças e cases que se destacaram nos últimos 12 meses em 11 categorias. E, pouco antes de vir a Cannes, esta mesma coluna me perguntou qual era minha expectativa. Eu disse que esse seria o ano das grandes ideias no lugar das grandes produções. E foi exatamente isso que aconteceu em todas as categorias. Tudo aquilo que há muito não se premiava no festival ganhou relevância.

A categoria que mais me chamou atenção foi a Titanium Lions. Foi lá que assisti, por horas, a diversos cases que não apenas venderam produtos, mas criaram relacionamentos. Cases que não se prenderam a formas nem formatos, mas sim a atitudes. Que mostraram que "o que, como e quando falar" é mais importante do que "quanto". Que deram vida a conceitos, geraram conteúdo e criaram relacionamentos. Thiago Biazetto é sócio-diretor de criação da Tif Comunicação e está no Festival de Cannes pela primeira vez.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.