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Pelo menos uma em cada três pessoas no mundo está incluída no mundo digital, seja por possuir um telefone celular ou por ter acesso à internet. Com estes dados, as mídias digitais, entre elas a internet, já são consideradas mais populares do que qualquer outro meio tradicional - como a TV, o cinema ou o jornal. Foi o que comprovou o "digital.life", estudo mundial realizado pela União Internacional das Telecomunicações (ITU, da sigla em inglês), agência ligada às Nações Unidas.

O levantamento anual da ITU - divulgado nesta segunda-feira no evento mundial ITU Telecom World 2006, em Hong Kong - mostrou que pessoas com idades entre 18 e 54 anos são as que gastam mais tempo por semana consumindo conteúdos digitais - 16 horas em média - em todo o mundo. Na faixa etária entre 18 e 35 anos, a TV ocupa 11 horas semanais em média, contra 8 horas dedicadas ao rádio, e duas horas para revistas e jornais. Também entre os usuários de 36 a 54 anos a vida digital supera a dedicação à televisão (13 horas em média), ao rádio (8 horas) e aos jornais e revistas (duas horas em média).

A comunicação digital só perde espaço para a TV entre os maiores de 55 anos, que gastam 16 horas à frente da telinha contra as oito horas em média dedicadas aos meios digitais em geral.

Pelos dados da ITU, havia mais de 216 milhões de assinantes de conexões à internet em alta velocidade em todo o mundo em 2005, mais da metade do total de usuários mundiais de internet e um quinto do total de linhas de telefonia fixa instaladas.

A instituição, com sede em Genebra, confirmou ainda que o volume de celulares ativos em todo o mundo ultrapassou os dois bilhões ao fim de 2005. Após levar 21 anos para alcançar seu primeiro bilhão de usuários, o mundo dos celulares chegou ao segundo bilhão em apenas três anos. Os países que lideram em volume de celulares ativos são a China (pouco mais de 390 milhões), os Estados Unidos (mais de 200 milhões) e a Rússia (mais de 120 milhões).

Ainda segundo a ITU, no fim de 2005 existiam 60 milhões de usuários de telefones celulares da nova geração (3G, com internet em alta velocidade). Pelo menos 50 milhões foram ativados no primeiro semestre de 2006, fazendo com que o mundo beirasse os 100 milhões de usuários de celulares com conexão a redes de alta velocidade.

O levantamento provou ainda que o uso de mensagens multimídia via celulares e computadores de mão (MMS, da sigla em inglês) cresceu mundialmente. Nos EUA, o uso de MMS cresceu 32% entre fevereiro e julho de 2006, contra um aumento de 16% a 20% na França e na Alemanha no mesmo período. Mundialmente, de acordo com a ITU, pelo menos 44,3% dos usuários de celulares com câmera de um megapixel usaram serviços MMS.

Analistas atribuem o crescimento a um maior acesso a telefones celulares com câmeras digitais e recursos multimídia. Em países como Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e Alemanha o índice de aparelhos com estes recursos chega a 50%.

Os dados completos do estudo estão disponíveis para acesso no site da ITU.

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