• Carregando...

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo de Rato, nomeou na segunda-feira o brasileiro Murilo Portugal, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, como seu novo vice-diretor-gerente, à medida que a instituição intensifica o foco em economias emergentes de rápido crescimento.

- Murilo possui práticas econômicas e rica experiência na administração de uma economia de mercado emergente, além disso conhece o fundo muito bem, tendo trabalhado como secretário-executivo por sete anos - afirmou Rato em um comunicado.

Portugal, de 58 anos, vai suceder Augustin Carstens, que deixou o FMI neste mês para se juntar à equipe de transição do presidente eleito do México, Felipe Calderón.

A nomeação de Portugal deve ser confirmada nos próximos dias pelo conselho do FMI.

Portugal, que foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda entre 2005 e 2006 e representou o Brasil e outros oito países no conselho do FMI entre 1998 e 2005, reingressará no fundo, no momento em que a instituição aumenta o poder de voto de países emergentes de rápido crescimento e monitora mais de perto suas economias.

- Considero isso como uma rara oportunidade de servir todos os 184 países-membros do FMI em uma época de grande importância para o fundo, já que implementa sua estratégia de médio prazo - afirmou Portugal.

Leia mais: O Globo Online / Reuters

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]