• Carregando...
carro-tesla-model-3-eletrico
O modelo 3 da Tesla, em exibição no Seoul Motor Show em março deste ano.| Foto: Bloomberg

As propagandas da Tesla falavam em tornar acessíveis os carros elétricos. Agora, Elon Musk está agora rompendo com seu roteiro, prometendo emparelhar a tecnologia de carros autônomos com um serviço de compartilhamento que fará com que seja uma loucura para os consumidores comprarem outros carros.

O executivo-chefe disse na segunda-feira que, em meados do próximo ano, 1 milhão de Teslas estarão na estrada e serão capazes de dirigir por conta própria. Durante uma apresentação a um grupo de investidores sobre autonomia, Musk disse que os clientes poderiam colocar seus carros em uma rede compartilhada de robotaxis, que poderia ser conduzida sem um humano dentro.

Mesmo para Musk, 47 anos, que nunca se esquivou de previsões extravagantes, o prazo é extremamente ambicioso. Waymo, da Alphabet, considerado como um líder no segmento de carros autônomos, impediu seus veículos autônomos de andar sem motoristas de segurança.

Mas, com a Tesla enfrentando preocupações crescentes sobre a demanda por seus carros elétricos, o CEO disse que tanto a empresa quanto seus clientes obterão benefícios monetários significativos uma vez que a frota de robotaxis autônomos esteja pronta.

"A mensagem fundamental que os consumidores deveriam seguir hoje é que é loucura financeira comprar algo que não seja um Tesla", disse Musk na sede da Tesla, em Palo Alto, na Califórnia. "Será como ter um cavalo em três anos."

Infelizmente para Musk, que é o maior acionista da Tesla, o encontro com investidores fez pouco para tirar a empresa da estagnação. As ações pouco se movimentaram depois das 10h01 desta terça-feira em Nova York. No ano, já caíram 21%.

O problema para os investidores da Tesla é que a crescente prioridade de Musk para a autonomia será dispendiosa. Quando perguntado sobre quanto está custando a tecnologia da Tesla, Musk respondeu: "É basicamente nossa estrutura de custos."

Musk diz que o objetivo é ter o fluxo de caixa neutro, enquanto está construindo uma frota de de carros autônomos que entrarão no serviço de robotáxi.

"A partir de agora e até quando a frota de robotáxis estiver totalmente implementada em todo o mundo, o mais sensato para nós é maximizar o número de unidades autônomas criadas e direcionar a empresa para um fluxo de caixa neutro", disse Musk. "Uma vez que a frota de robotáxis esteja ativa, eu esperaria um fluxo de caixa extremamente positivo."

Durante anos, a promessa da Tesla dependia de trazer um sedã Model 3 de US$ 35.000 para o mercado de massa. No início deste mês, a Tesla impossibilitou que os clientes encomendassem essa versão do Model 3 online. Os clientes que optarem por fazer um leasing  do Model 3 não poderão comprar o carro no final, uma vez que os carros acabarão sendo usados ​​na rede da empresa.

Quando um analista disse a Musk que parecia que a Tesla estava assumindo um compromisso com a autonomia e lhe perguntou sobre a estratégia de financiamento da empresa, o CEO alertou que um levantamento de fundos poderia estar à vista. "Seria difícil falar sobre as rodadas de financiamento neste lugar", disse ele.

"Acho que vamos fazer os movimentos certos, acho que vamos fazer os movimentos que você acha que devemos fazer", disse ao analista;

Aproximadamente 100 analistas e investidores compareceram ao evento da Tesla pessoalmente e depois participaram dos testes de direção do Model 3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]