• Carregando...

A operadora do mercado eletrônico Nasdaq suspendeu a negociação de todas as ações cotadas na Bolsa de Valores depois de apresentar um problema técnico a partir das 12h20 locais (13h20 de Brasília). A bolsa, onde são cotadas as ações de algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo como Apple e Google, anunciou que paralisaria "até segundo aviso" a cotação de todos os valores "Tape C", que representam praticamente todos os negociados nesse mercado, segundo o canal financeiro "CNBC".

A Nasdaq interrompeu os negócios por volta das 15h25 locais (16h25 de Brasília), depois de três horas e onze minutos de interrupção das negociações de papéis como Apple, Facebook, Google, Microsoft e mais 3,2 mil empresas. A paralisação foi a mais longa da história recente. "Qualquer corretora é paga por executar ordens", disse Sal Arnuk, diretor de ações da Themis Trading em Nova Jersey. "Estamos frustrados, e isso nos prejudica, prejudica o mercado e a confiança do público."

Nesta quinta-feira, o controlador da Nasdaq, a Nasdaq OMX Group, disse ter interrompido os negócios após verificar que o processador de informações, chamado de SIP, que consolida os preços das ações, não estava enviando as cotações.

Segundo a empresa, as questões técnicas foram resolvidas em 30 minutos e que a companhia trabalhou com as demais bolsas, reguladores e participantes do mercado para garantir uma retomada ordenada das negociações. Durante a interrupção, as negociações de ações não listadas na Nasdaq continuaram, mas as transações não podiam ser executadas na plataforma Nasdaq. As negociações de opções também foram interrompidas.

A ação da própria Nasdaq, que operava em alta de 0,8 por cento antes da paralisação, fechou em queda de 3,4%.

O Wall Street Journal acrescenta que houve uma grande confusão entre os corretores de bolsa e os investidores porque não se sabiam que valores estão sofrendo o problema, mas um estrategista de Society General afirmava que não podia realizar operações com ações da Apple.

O problema na Nasdaq aconteceu justamente na mesma semana em que o banco de investimento Goldman Sachs teve um problema técnico que levou à execução por erro ordens de compra durante quase 20 minutos e que poderia acabar lhe custando uns 100 milhões de dólares.

O mercado 100% eletrônico concordou em maio pagar uma multa de US$ 10 milhões pelos problemas que sofreu durante a saída do Facebook da bolsa, em maio de 2012

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]