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A empreitada da Netflix de criar a primeira rede de TV global on-line atingiu um obstáculo na segunda-feira (18), quando a empresa informou que um aumento no preço reduziu o crescimento da base de usuários para um mínimo em três anos, derrubando o valor das ações e aumentando as preocupações sobre seu crescimento futuro. No segundo trimestre do ano, 1,68 milhão de pessoas se cadastraram no serviço, abaixo das previsões tanto para o mercado doméstico quanto para o internacional

No exterior, 1,52 milhão de novos clientes aderiram ao serviço ante estimativas da empresa, seriam 2 milhões no período. Nos Estados Unidos, foram 160 mil novos assinantes, levando a um total de 83,2 milhões. Os assinantes em mercados estrangeiros representam agora 43% da base geral da Netflix.

As ações da companhia chegaram a despencar 13%, a US$ 86,26 na Bolsa de Nova York. Este ano, os papeis já acumulam queda de 14% até o fechamento de segunda-feira.

A Netflix atribui o afastamento de assinantes ao recente aumento do preço da mensalidade, afirmando que a mudança levou a uma maior quantidade de cancelamentos do serviço – nos EUA, o preço para assinantes antigos passou de US$ 7,99 para US$ 9,99, enquanto no Brasil foi de R$ 16,90 para R$ 19,90. Enquanto a companhia registrou ganhos em vendas e lucros, investidores que se concentram no cresimento da base de usuários, especialmente nos mercados internacionais, foram surpreendidos pelo recuo dos assinantes.

“Pedimos desculpa pela volatilidade”, afirmou o diretor executivo da Netflix, Reed Hastings, em teleconferência com analistas. “Sei que não é fácil para todos. O grande panorama está bem intacto, e estamos muito animados com isso, então continuamos a executar nosso crescimento do negócio. “

As vendas da empresa alcançaram US$ 2,11 bilhões, 28% a mais do que no ano anterior.

A perspectiva para o período atual reflete as consequências dos preços mais altos e a competição por audiência diante das Olimpíadas. Neste trimestre, a Netflix espera acrescentar 2,3 milhões de assinantes, incluindo 300 mil nos Estados Unidos e 2 milhões internacionalmente. As previsões de lucro de companhia são de US$ 0,05 por ação, uma queda de US$ 0,07 frente ao ano passado.

Os executivos da Netflix buscaram enquadrar os resultados como um ligeiro desvio que não impedirá o crescimento no longo prazo. A companhia planeja ultrapassara 100 milhões de clientes pelo mundo no próximo ano.

“Seja qual for o preço por algo, as pessoas não gostam de elevações”, disse Hastings na teleconferência. “Mas em termos de novos membros, que é o que conduz o crescimento, os novos preços estão funcionando muito bem.”

A Netflix introduziu seu serviço em 130 novos mercados em janeiro, completando sua expansão internacional exceto na China. A companhia reiterou que tem interesse em adentar o país mais populoso do mundo, mas alertou que enfrenta um ambiente regulatório mais desafiador no país asiático.

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