• Carregando...
 | Netflix/Divulgação
| Foto: Netflix/Divulgação

A Netflix está planejando investir no segmento de licenciamentos, que é uma das principais fontes de receita de outras empresas do setor de entretenimento.

O maior serviço de vídeo pago do mundo está contratando um executivo para supervisionar o licenciamento de seus programas e personagens para livros, quadrinhos e brinquedos, e estabelecer parcerias com varejistas, de acordo com um anúncio de emprego no site da empresa. A Netflix também pediu aos parceiros participação em produtos de programas lançados pela Netflix, mas pertencentes a outros estúdios de TV, de acordo com pessoas familiarizadas com as conversas que pediram para não serem identificadas.

O licenciamento de marcas ajudará a levar os programas de sucesso a um público mais amplo – e gerará receita adicional. A Netflix já realizou um teste com a Hot Topic, que vendeu camisetas, canecas, bonés e joias do sucesso de ficção científica “Stranger Things”. A ideia ainda está em fase experimental, de acordo com uma porta-voz da Netflix.

“Estamos buscando produtos de consumo e promoções associadas porque acreditamos que isso irá levar a um conhecimento maior sobre os programas de forma mais tangível e com curadoria”, diz a Netflix no comunicado. “Queremos mercadorias licenciadas para ajudar a promover nossos títulos para que eles se tornem parte do dia a dia das pessoas por períodos mais longos de tempo.”

Produtos de consumo e licenciamento são o exemplo mais recente da evolução da Netflix, de uma empresa de tecnologia que vende a programação de outras pessoas para uma empresa de mídia que produz, possui licenças de propriedade intelectual.

Embora todo o barulho em torno de “House of Cards” e “Orange is the new Black”, esses hits foram produzidos por outros estúdios. “Stranger Things” foi feito em casa. A Netflix, com sede em Los Gatos, na Califórnia, está agora fazendo alguns programas de TV sem a ajuda de estúdios externos. A empresa acabou de se mudar para uma nova instalação em Hollywood com espaço para a produção.

 Transformar programas e personagens em jogos de tabuleiro, mochilas e parques temáticos é um passo lógico. A Disney dominou a arte de pegar um pedaço de propriedade intelectual, como um personagem de um filme, e transformá-lo em todos os tipos de novos negócios. A unidade de consumo da Disney teve vendas de US $ 1,5 bilhão no último trimestre.

A Netflix não tem aspirações como a da Disney ainda – está apenas tateando o mercado. O diretor de conteúdo Ted Sarandos minimizou as ambições da empresa em brinquedos e produtos de consumo quando perguntado sobre isso no ano passado.

“Nós não queremos fazer nenhum programa para vender brinquedos”, disse Sarandos na época. “O que é realmente importante é que há um componente de marketing que vem com brinquedos”, disse ele. “Crianças carregando a mochila vendem o show.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]