• Carregando...

O nível de atividade econômica do país cresceu 0,44% em abril deste ano, na comparação com março, segundo números divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central. Abril é o primeiro mês do segundo trimestre deste ano. Apesar do crescimento, houve desaceleração na comparação com o mês anterior - quando houve uma elevação de 0,5% contra fevereiro.

Em abril, o o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), indicador que tenta antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), somou 143,6 pontos, na comparação com 142,97 pontos em março deste ano e 138,2 pontos em abril do ano passado.

Com isso, nos quatro primeiros meses de 2011, o crescimento ficou em 3,94% e, em doze meses até abril, a taxa de expansão foi de 5,76%, informou a autoridade monetária. Os números mostram desaceleração da taxa de crescimento frente aos primeiros meses deste ano.

IBC-Br

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica".

Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos.

"A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, por meio do relatório de inflação de março do ano passado.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 12,25% ao ano. A taxa foi elevada na reunião do Copom de janeiro em 0,5 ponto percentual, e, também em março, em igual proporção, para controlar as pressões inflacionárias. Em abril e junho deste ano, o Copom reduziu o ritmo de crescimento dos juros, ao elevá-los em 0,25 ponto percentual em cada reunião.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado para 2011 está em 6,19%. Deste modo, a estimativa dos analistas ainda está acima da meta central de inflação de 4,5% para este ano, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB de 2011, a previsão dos analistas dos bancos é de uma expansão de 3,96%. O BC já informou que busca a convergência do IPCA, para a meta central, somente em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]