• Carregando...

No primeiro bimestre de 2009 foram abertas pouco mais de 4 mil vagas de trabalho formal no Paraná. Houve crescimento de 0,19% em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesta quinta-feira (26). O resultado, porém, é o pior dos últimos nove anos. No ano 2000, o Paraná gerou apenas 3,3 mil empregos nos meses de janeiro e fevereiro.

Na comparação entre o primeiro bimestre deste ano com o mesmo período de 2008, observa-se uma drástica queda no nível de emprego. Entre janeiro e fevereiro do ano passado foram abertos 27 mil postos de trabalho, quase sete vezes mais que em 2009.

As cidades do interior do estado criaram 3,5 mil postos de trabalho com carteira assinada, quase 90% de todas as vagas abertas no Paraná no acumulado deste ano. Curitiba e os municípios da região metropolitana foram responsáveis por apenas 500 novas vagas.

O setor que mais demitiu no primeiro bimestre do ano foi o agronegócio. Foram fechados 2,5 mil postos de trabalho no setor. O comércio varejista também está entre os que mais demitiram, com 2,1 mil vagas fechadas. Na sequência aparece a indústria de transformação, com destaque para o subsetor de madeira e mobiliário, com 1,1 mil demissões e a indústria mecânica, com fechamento de 730 postos.

Por outro lado, o setor de serviços foi o que mais contratou. O subsetor de hotéis e restaurantes foi responsável pela geração de 2,5 mil novos postos de trabalho. Destaque também para o setor de ensino que contratou 2 mil profissionais e a construção civil que gerou 1,6 mil empregos.

Fevereiro

No mês de fevereiro observa-se a manutenção da desaceleração que já vem ocorrendo desde outubro de 2008, reflexo da crise financeira mundial. Em fevereiro foram abertas 2,5 mil vagas sendo pior saldo para o mês desde 2000.

Com o resultado de fevereiro, o número estimado de trabalhadores com carteira assinada no Paraná é de aproximadamente 2,145 milhões.

Sul

Dentre os três estados do Sul do país, o Paraná ficou na segunda posição na geração de emprego. Santa Catarina apresentou a maior aumento do nível de emprego no mês de fevereiro, com crescimento de 0,36%. Em último o Rio Grande do Sul com aumento de 0,03%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]