• Carregando...

A petrolífera norueguesa Statoil acertou a compra das operações de petróleo e gás da Norsk Hydro por cerca de US$ 30 bilhões, para criar uma gigante nacional do setor, informaram as empresas na segunda-feira.

A nova companhia terá uma produção combinada de 1,9 milhão de barris por dia em 2007 e reservas provadas de petróleo e gás de 6,3 bilhões de barris de óleo equivalente. O negócio também cria a petrolífera com maior operação marítima do mundo, informaram as empresas.

- A fusão recomendada é motivada pela ambição de crescimento na Noruega e no plano internacional - informaram as duas maiores petrolíferas norueguesas em comunicado conjunto.

O negócio ainda precisa ser aprovado em assembléia das duas companhias, bem como por autoridades regulatórias, divulgaram as empresas.

Os acionistas da Hydro terão 32,7% da nova empresa e os investidores da Statoil ficarão com 67,3%.

Os acionistas da Hydro receberão 0,8622 ações da nova empresa para cada papel da Hydro que possuem e continuarão donos da empresa. Os acionistas da Statoil manterão suas participações em termos de uma para uma ação'', informaram as empresas.

A Norsk Hydro, um grupo petrolífero e de alumínio, se concentrará em suas operações com o metal no mundo.

Às 10h15 (horário de Brasília), as ações da Statoil subiam 3,03% e as da Norsk Hydro disparavam 24%.

O governo norueguês elevará sua participação na nova companhia para 67%, ante 62,5% anteriores, segundo comunicado.

Atualmente, o governo detém pouco menos de 71% da Statoil e cerca de 44% da Hydro.

- A conclusão da operação é esperada para o terceiro trimestre de 2007 - informaram as companhias. No meio tempo ambas as empresas serão administradas como entidades separadas.

- A nova empresa criará enorme valor para a Noruega - disse o primeiro-ministro do país, Jens Stoltenberg. - O governo considera a fusão como industrialmente e estrategicamente bem fundadamentada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]