• Carregando...
Plataforma VAH compara preços dos quatro principais aplicativos de transporte em atuação no Brasil | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Plataforma VAH compara preços dos quatro principais aplicativos de transporte em atuação no Brasil| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Depois que os aplicativos de transporte privado se popularizaram no país, surgiram diversas empresas que oferecem o serviço de carona paga e que disputam com a Uber uma fatia da bilionária indústria de mobilidade urbana. A briga ficou tão acirrada que as empresas passaram a oferecer novas modalidades de serviço, como as corridas compartilhadas, e as promoções e códigos de desconto ficaram mais frequentes.

Conheça os principais aplicativos de transporte que atuam no Brasil

Em meio a tantas opções de escolha, é comum o consumidor ficar confuso quando precisar escolher a opção mais barata para se locomover. Foi pensando nesse problema que o empresário Marcio Bern criou o aplicativo VAH, uma plataforma que compara preços de corrida de aplicativos de transporte em tempo real e que mostra opções de descontos e promoções.

Veja como funciona o aplicativo

O aplicativo funciona de maneira integrada ao sistema das quatro principais empresas de transporte privado em atuação no Brasil: Uber, Cabify, 99 (antiga 99Taxis) e Easy Taxi. Com isso, é possível ver quais são as opções de corridas disponíveis de cada uma das empresas, uma estimativa de preço, o tempo de espera, o tipo de serviço e descontos e códigos promocionais.

Depois, basta escolher a corrida ideal para você (e seu bolso) que o VAH te direciona automaticamente para o aplicativo da empresa de transporte que você escolheu para finalizar o pedido. Caso você não tenha os aplicativos da Uber, Cabify, 99 (antiga 99Taxis) e Easy Taxi, a plataforma VAH te leva à loja virtual para fazer o download.

Modelo de negócio

A ideia do negócio surgiu no ano passado, quando o empresário Marcio Bern precisou visitar diariamente, de junho a setembro, um parente hospitalizado. “Eu pedia transporte uma, duas, até três vezes ao dia. Mas eu sempre fica com aquela dúvida: será que estou pagando mais barato? Foi aí que eu baixei os aplicativos de todas as empresas e comecei a anotar os preços no papel para ver qual era o mais barato.”

O modelo arcaico de acompanhar qual aplicativo era mais barato fez o empresário ter a ideia de criar uma plataforma de comparação de preços. “Percebi que já havia vários sites de comparação de preços, mas nada para os serviços de transporte”, explica Bern.

Ele e uma equipe começaram a desenvolver o aplicativo em agosto do ano passado e, em dois meses, o sistema já estava pronto. Toda a tecnologia foi desenvolvida para puxar de maneira automática as informações de corridas dos quatro principais aplicativos de transporte privado do país, o que incomodou as empresas, que viram a VAH como uma concorrente.

“No começo, elas tinham uma certa impressão negativa. Com o tempo, viram que a gente gera mais demanda para eles”, diz o idealizador da plataforma de comparação de preços. Segundo Bern, nos três primeiros meses de 2017, R$ 10 milhões foram gerados em corridas através da VAH.

Bern conseguiu não só vencer a barreira de desconfiança dos aplicativos como fechar parcerias com eles para também ganhar dinheiro. Um percentual de cada corrida solicitada dentro da VAH fica para a plataforma de comparação de preços. E toda vez que um novo usuário baixa o aplicativo da Uber, Cabify, 99 ou Easy Taxi depois de ter sido redirecionado pela VAH, a plataforma também é remunerada. As duas formas de monetização começaram neste ano, quando os acordos foram fechados.

Expansão

Já são 150 mil downloads do aplicativo no Google Play e na App Store. Bern conta que está trabalhando para incluir mais empresas no aplicativo, principalmente as de nicho, como serviço de carro blindado. Ele também quer expandir a atuação da plataforma para a América Latina.

Outra novidade que já está no radar do empresário é a integração com uma companhia aérea. Ele está negociando para que a plataforma VAH seja embarcada dentro do aplicativo de uma companhia aérea para que os clientes dessa companhia possam solicitar transporte assim que desembarcam de aeroportos.

  • Para usar o aplicativo, é preciso primeiro baixá-lo na Apple Store ou no Google Play.
  • Depois, basta inserir o local de partida e o destino. Não é preciso fazer cadastro.
  • Ao clicar em comparar, aparecem as opções de corridas disponíveis, uma estimativa de preço e o tempo de espera.
  • Feita a escolha, o usuário clica em Chame Agora e será direcionado ao aplicativo da empresa que fará a corrida (Uber, Cabify, 99 ou Easy). Também é possível encontrar na plataforma VAH algumas opções de promoções e cupons de desconto.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]