• Carregando...
Detalhe do Snapdragon 845, novo chip da Qualcomm. | Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo
Detalhe do Snapdragon 845, novo chip da Qualcomm.| Foto: Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo

A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira (6), a nova geração do seu chip completo topo de linha para smartphones — e, a partir de 2018, notebooks. O Snapdragon 845 promete fotos e vídeos com qualidade de cinema e novos recursos para inteligência artificial e realidade aumentada e virtual.

O Snapdragon 845 é um chip completo ("system-on-a-chip", ou SoC, no jargão técnico). Isso significa que, num único chip, a fabricante agrega vários componentes necessários para que um dispositivo funcione. Entre esses componentes estão os processadores principal, gráfico, de fotos e áudio, os modems Wi-Fi e 4G e algumas memórias.

Fruto de três anos de trabalho, o Snapdragon 845 é fundado em cinco pilares: imersão, inteligência artificial, segurança, conectividade e desempenho.

Um dos destaques da apresentação foi a promessa de fotos e vídeos com qualidade de cinema, com uma gama maior de cores e capacidade de captura e exibição de conteúdo com resolução 4K e Ultra HD Premium, padrão de HDR criado por um consórcio de fabricantes de TVs, produtoras e emissoras de TV.

Nas demais áreas, as promessas são de experiências imersivas misturando realidades aumentada e virtual que a Qualcomm chama de "realidade estendida" (XR), processamento de inteligência artificial no próprio dispositivo (para maior privacidade e confiabilidade, e menor latência) e um novo subsistema isolado no SoC, chamado Unidade de Processamento Seguro (SPU), que funciona como uma espécie de cofre para processar informações sensíveis, como dados biométricos e de pagamento.

Fora isso, o Snapdragon 845 também traz as já esperadas melhorias em desempenho (em média, 25% mais rápida que o 835) e menor consumo de bateria (30% a menos na captura de fotos e vídeos). Com o novo padrão de carregamento Quick Charge 4, a Qualcomm diz que baterias levarão apenas 15 minutos para serem recarregadas 50%.

4G mais rápido antes do 5G

Componentes do Snapdragon 845.
Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo

A Qualcomm espera que os primeiros dispositivos comerciais com suporte às futuras redes 5G cheguem ao mercado em 2019. No caminho até lá, a empresa pretende levar velocidades altíssimas aos smartphones antes disso, combinando espectros das operadoras para elevar a velocidade máxima da conexão.

O modem Snapdragon X20 estreia no Snapdragon 845 com a promessa de velocidades gigabit, ou de 1000 Mbps. No Brasil, a velocidade média das operadoras móveis em 4G é de 19,3 Mbps, segundo dados da OpenSignal. Esse patamar já era alcançável com o Snapdragon 835 e seu modem X16; a diferença, agora, é que o X20 permite combinar mais espectros, o que permitirá que 90% das operadoras de telefonia móvel do mundo ofereçam, em tese, velocidades gigabit no 4G.

O Snapdragon 845 deve aparecer nos smartphones premium das principais marcas que usam Android, além notebooks com Windows 10, a partir do primeiro semestre de 2018.

* O jornalista viajou a convite da Qualcomm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]