• Carregando...
Monitoramento remoto de frotas leves | Veltec/Divulgação
Monitoramento remoto de frotas leves| Foto: Veltec/Divulgação

Na TV, reality shows são puro entretenimento de gosto questionável. Na vida real, monitorar ações alheias tem mais serventias. Pode ser para garantir a segurança patrimonial, de crianças ou, ainda, o bom funcionamento de uma frota de veículos. A Veltec, empresa de Londrina, foca nessa última utilidade. Agora, ela estendeu os seus serviços a frotas leves.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

A tecnologia de monitoramento de frotas não é nova, mas é mais comum ser empregada em veículos pesados – caminhões e ônibus, por exemplo. A nova solução da Veltec leva a mesma ideia a frotas de veículos leves, desses usados por representantes de vendas e outros profissionais que transitam por várias cidades para fazer negócios, não para transportar cargas volumosas ou pessoas.

Funciona assim: um equipamento é conectado à central eletrônica do veículo. Ele lê todas as informações geradas e as repassa para a plataforma online da Veltec, chamada Vfleets. De lá, alguém na central da empresa consegue acompanhar, por gráficos e planilhas, todos os carros que estão na estrada, podendo responder na hora a anomalias detectadas e ter insights que podem otimizar o desempenho do trabalho e aumentar a segurança dos motoristas.

Um dos painéis de monitoramento do VfleetVeltec/Divulgação

O painel é bastante visual e de fácil assimilação. Além das informações geradas, o Vfleets também faz cálculos que tentam antecipar a probabilidade de um motorista se envolver em acidentes. Opcionalmente, a empresa pode contratar também o monitoramento por vídeo, que transmite em tempo real imagens do condutor e do veículo. Segundo a Veltec, essa tecnologia tem ajudado a determinar as causas de acidentes.

A tecnologia funciona em uma via de mão dupla, ou seja, o motorista também recebe informações originadas pelo Vfleets. No caso, pelo smartphone ele fica sabendo de riscos na via (curvas perigosas ou interrupções do tráfego, por exemplo) e sugestões para conduzir de modo mais eficiente. Além de uma direção mais responsável, as dicas melhoram a conservação do veículo, reduzindo os custos de manutenção.

Segundo informações da empresa, nos clientes que adotam a tecnologia Vfleets, foi detectada uma redção no número de acidentes de 86%, de 60% nos custos de manutenção e de 10% no consumo de combustível. A Veltec foi criada há 12 anos e atende clientes como JBS, Ambev e Raizen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]