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A rede de restaurantes fast-food Bob’s vai investir este ano R$ 225 milhões entre tecnologia, mudanças na comunicação visual, arquitetura, branding e para a inauguração das primeiras lojas 100% digitais do país. A medida faz parte da reformulação da oferta da companhia e visa atingir o público das Gerações Y e Z, mais jovens.

O diretor geral do Bob’s, Marcelo Farrel, afirmou que o modelo de fast-food tradicional e padronizado vem perdendo espaço rapidamente para o consumidor moderno, visto que este quer escolher e participar mais ativamente do pedido. “A internet e os aplicativos fizeram com que o varejo tivesse uma transformação, principalmente por conta do comportamento do consumidor”, diz.

Pensando nisso, o novo projeto irá permitir que o consumidor participe diretamente da criação do seu próprio sanduíche, escolhendo os ingredientes, o tamanho, os acompanhamentos, a bebida e a sobremesa. Além disso, com terminais de autoatendimento ou através do aplicativo, os consumidores poderão realizar todos os pedidos de forma 100% digital, ou seja, sem a necessidade de caixas.

“Vamos deixar de operar com um cardápio padrão para trabalhar com o uso de tecnologia, em que o consumidor utiliza um totem de autoatendimento e monta o seu sanduíche com todos os ingredientes desejados. O pedido é então concluído, pode ser pago no débito, crédito ou vale refeição, e automaticamente uma comanda é impressa na cozinha. Depois, uma senha avisa o cliente quando for para retirar o produto”, explica.

A expectativa é de que as mudanças aumentem o lucro da empresa, visto que o ambiente será mais atrativo e trará um consumidor com maior aderência à linha premium –linha de sanduíches artesanais lançada no final do ano passado. “O fato de permitir a customização do produto faz com que o cliente fique mais à vontade para construir o pedido, o que aumenta o valor médio de compra”, diz Farrel. E completa: “A tendência é que a venda caminhe ainda mais para a linha premium”.

A total digitalização dos pedidos faz parte de uma segunda fase do projeto do Bob’s, lançado em 2014 e que desde então caminha para a sua implantação. De acordo com Farrel, a adoção de novas tecnologias tem como objetivo atender às demandas do consumidor moderno, permitindo a personalização dos produtos e uma maior agilidade na entrega do produto.

Com relação à mão de obra, o executivo explica que apesar da saída dos caixas, a maior participação de tecnologia no processo produtivo aumenta a complexidade da operação, fazendo com que esta tenha que ser neutralizada com um número maior de funcionários dentro da cozinha.

Atualmente a rede possui mais de 1.100 unidades distribuídas pelo país, e cerca de 30% dos pontos de venda já estão caminhando para o novo modelo. Segundo Farrel, a expectativa é de que até o final do ano, 50% das redes sejam atualizadas e que até 2020, toda a rede esteja modernizada. “Esse ano será de muito trabalho e investimento para promover a transformação da rede na comunicação, no marketing e no suporte estrutural”, diz.

A primeira loja 100% digital da rede já está aberta no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e de acordo com Farrel, a segunda neste modelo de nova oferta deve ser inaugurada ainda neste mês, em São Paulo, na unidade da Avenida Paulista.

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