• Carregando...
 | Agência Força Aérea/@Sgt Johnson
| Foto: Agência Força Aérea/@Sgt Johnson

Se no exterior a corrida espacial está avançada, com diversos países e empresas querendo conquistar e lucrar com o espaço, o Brasil também quer entrar nessa disputa. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quinta-feira (22) que a SpaceX, de Elon Musk, e quatro países já demonstraram interesse em utilizar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Segundo Jungman, representantes da SpaceX, uma empresa privada de exploração espacial fundada por Elon Musk e que tem como objetivo principal levar pessoas para Marte, já visitaram a base aérea brasileira. “Eu acho que isso é uma manifestação de interesse, mas não posso dizer se será efetivado”, afirmou na saída de almoço com membros das Forças Armadas.

SAIBA MAIS: Missão tripulada a Marte deflagra era espacial liderada por empresas

Além da companhia privada, o ministro diz que Estados Unidos, Rússia, Israel e China já demonstraram interesse em utilizar plataformas de lançamento. “A nossa visão é que até cinco países podem participar. Nós podemos estabelecer limite de cinco plataformas de lançamento.”

A base de Alcântara

O Centro de Lançamento de Alcântara é uma base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira (GAB). Ela foi criada na década de 1980 e, em 2003, enfrentou sua pior crise, quando um foguete foi acionado antes da hora e pegou fogo, matando 21 pessoas. O localização do centro é considerada privilegiada, por estar perto da linha do Equador, mas a área é alvo de disputas ambientais há anos. Atualmente, é utilizada para testes de lançamento de satélites dentro do programa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que pretende colocar satélites em orbita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]