• Carregando...
Réplica do Comac C919 | Kentaro IemotoWikimedia Commons
Réplica do Comac C919| Foto: Kentaro IemotoWikimedia Commons

O C919, um avião de médio alcance construído na China para tentar disputar um mercado dominado por Airbus e Boeing, decolou pela primeira vez nesta sexta-feira (5), um avanço técnico que reflete as ambições aeronáuticas de Pequim.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

A aeronave fabricada pela empresa pública Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), decolou do aeroporto internacional de Xangai para um voo de teste de uma hora e meia.

O avião, branco, azul e verde, iniciou o voo às 14h locais (3h de Brasília), em meio a aplausos e gritos de milhares de pessoas que acompanharam a decolagem.

Com o C919, que pode transportar 168 passageiros em viagens de 5550 km de distância, a Comac espera conseguir rivalizar nos voos comerciais com as duas grandes aeronaves de médio alcance: o B737 da americana Boeing e o A320 da europeia Airbus.

O primeiro exemplar do avião, que recebeu um grande investimento público, apresentado em novembro de 2015. O projeto do C919 foi anunciado em março de 2009, com o prazo de oito anos para que a primeira decolagem fosse realizada.

“Não ter um avião ‘made in China’ é estar à mercê dos outros”, afirmou o presidente chinês Xi Jinping em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]