• Carregando...
Model S, carro elétrico da Tesla. Montadora se tornou a fabricante de veículos mais valiosa dos Estados Unidos, superando GM e Ford. | Bryan Mitchell/AFP
Model S, carro elétrico da Tesla. Montadora se tornou a fabricante de veículos mais valiosa dos Estados Unidos, superando GM e Ford.| Foto: Bryan Mitchell/AFP

Uma semana após ter ultrapassado a Ford e ocupado a segunda colocação no ranking das montadoras americanas, a Tesla continuou a crescer e virou a maior fabricante de veículos dos Estados Unidos. O valor de mercado da montadora de carros elétricos chegou a US$ 51,56 bilhões nesta segunda-feira (10). Com isso, ela superou a ex-líder General Motors (GM), que tem valor de mercado de US$ 50,26 bilhões. Em terceiro lugar está a Ford.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A Tesla produz, anualmente, menos de 100 mil veículos, todos elétricos. A empresa também possui apenas dois modelos de carro em comercialização, o Model S e o Model X. A fabricante pretende iniciar a produção de seu terceiro modelo em julho e passar a produzir, em 2018, 500 mil veículos por ano.

Ainda assim, o seu volume de produção e de vendas está - e continuará, por enquanto - bem distante das tradicionais montadoras americanas. A Ford, terceira colocada em valor de mercado, fabrica mais de seis milhões de unidades por ano. Já a GM, entregou mais de dez milhões de veículos em 2016.

A rápida ascensão da Tesla mostra que os investidores compraram a visão de Elon Musk, seu fundador, que os veículos elétricos comandarão as estradas em um futuro próximo. “Tesla gera otimismo, liberdade, desafio e uma série de outras emoções que, a nosso ver, outras empresas não conseguem replicar”, disse Alexander Potter, analista da Piper Jaffray Cos. “À medida que se esforçam para recuperar o atraso, os concorrentes da Tesla parecem cada vez mais desesperados”, completa o analista.

O crescimento da Tesla acirrará o debate sobre o valor relativo da companhia quando comparado com os maiores fabricantes de automóveis do mundo em termos de volume. A GM espera ganhar mais de US $ 9 bilhões este ano e os analistas preveem que a Ford vai gerar lucro ajustado de cerca de US $ 6,3 bilhões. Nessa base, Tesla deverá perder mais de US $ 950 milhões.

De qualquer maneira, com a valorização desta segunda-feira (10), a Tesla se tornou a a sexta maior fabricante de automóveis do mundo em valor de mercado, atrás Toyota, Daimler, Volkswagen, BMW e Honda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]