• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Mondelez, multinacional do ramo de alimentos dona de marcas como o biscoito Oreo, chocolate Lacta e o chiclete Trident, decidiu fechar suas fábricas em Piracicaba e Bauru (SP).

O encerramento das atividades nesses locais acontecerá gradativamente até dezembro de 2018, informa a companhia. Segundo sindicatos dos trabalhadores nas cidades, serão demitidos até 2 mil funcionários. A Mondelez diz que o número é menor, de 1400 funcionários, sendo 800 em Bauru e 600 em Piracicaba.

O encerramento das atividades no interior paulista decorre de decisão da companhia de concentrar suas atividades em fábricas que produzem itens de mais categorias, em Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE).

A unidade de Piracicaba (distante 158 quilômetros de São Paulo) é especializada na produção dos biscoitos da linha Nabisco e a de Bauru na bala Halls.

LEIA TAMBÉM: Como a Renner venceu a disputa com a C&A e virou a maior varejista de moda do Brasil

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba disse que as demissões estão sendo atribuídas a queda nas vendas. 

Já a Mondelez diz que as mudanças fazem parte da estratégia global da companhia. “Desde 2014, a empresa vem analisando minuciosamente sua cadeia de suprimentos com o objetivo de manter a sustentabilidade econômica e a evolução do negócio a médio e longo prazo”, disse a companhia em nota.

Com essa reestruturação, gomas e balas, chocolates, bebidas em pó, sobremesas e cream cheese serão produzidos em Curitiba. Os biscoitos e chocolates em Vitória de Santo Antão. 

Como são multicategorias, essas fábricas estão assumindo grande importância neste novo cenário, por possuírem localização geográfica favorável e experiência robusta nos processos de fabricação e logística, diz a companhia.

A empresa afirma que a decisão não tem relação com o desempenho dos profissionais das unidades que serão fechadas. 

LEIA TAMBÉM: Nubank vira um “unicórnio” — startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão

Também diz que oferecerá plano de recolocação profissional e de transição de carreira, treinamentos, feira de empregos e workshops.

Caso haja vaga, trabalhadores que tiverem disponibilidade também serão considerados para transferências para outras cidades.

Atualizada dia 2 de março, às 12h20, com o número de funcionários que serão demitidos segundo a Mondelez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]