• Carregando...
 | Handout courtesy of SpaceX/Divulgação
| Foto: Handout courtesy of SpaceX/Divulgação

Seja para desviar a atenção dos reais problemas de suas empresas ou para atrair o investimento de governos e empresários, Elon Musk anunciou que vai enviar um dos veículos da sua empresa de carros elétricos, a Tesla, para Marte. Ele afirmou que o Falcon Heavy, um dos foguetes mais avançados da SpaceX, sua empresa de missões espaciais, vai ser lançado em janeiro de 2018 e que dentro do foguete será colocado um Tesla Roadster, veículo que custa US$ 250 mil.

Mas por quê? “Eu adoro a ideia de um carro à deriva no espaço e que talvez esse carro possa ser descoberto por uma raça alienígena em milhões de anos no futuro”, explicou quando questionado por um usuário do Twitter sobre os motivos da nova missão .

Depois de alguma confusão no fim de semana sobre se ele estava falando sério ou não, o plano foi confirmado pela SpaceX. A empresa, que esperava lançar o Falcon Heavy anos atrás, afirmou que depois de vários atrasos, finalmente, o foguete será lançado em janeiro no Launch Complex 39A, no Kennedy Space Center, na Flórida. O espaço é conhecido por lançamentos históricos como do Apollo e do ônibus espacial da NASA, a agência espacial americana.

O Falcon Heavy é um veículo incrivelmente complexo, com 27 motores. Todos esses motores devem ser disparados ao mesmo tempo no lançamento do foguete. Mas, apesar da sua sofisticação, Musk admitiu que foi ingênuo quando o assunto era missões espaciais e que a construção de foguetes é um “caminho muito mais difícil do que pensávamos originalmente”.

A complexidade é tanta que as chances de explosão do Falcon Heavy, com um Tesla Roadster no seu interior, são grandes. O próprio Elon Musk admite isso ao afirmar no Twitter que o veículo ficará no espaço por bilhões de anos se o foguete não explodir durante a subida ao Espaço.

Lançamento levanta preocupações e polêmicas

Os céticos vão ver o lançamento como uma jogada de marketing de Musk para projetar a SpaceX e a Tesla, duas de suas empresas, ao mesmo tempo em que ele desvia a atenção dos reais problemas dos negócios - o atraso do lançamento do Falcon Heavy e os problemas na fabricação dos veículos da Tesla, em especial do Model 3, a versão popular da marca.

Mas também haverá outras preocupações. O SpaceX precisará da aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), órgão que regula a aviação nos Estados Unidos. A agência terá que garantir que um carro no espaço “não põe em perigo a saúde pública e a segurança, a segurança de propriedade, a segurança nacional dos EUA ou interesses de política externa, ou obrigações internacionais dos Estados Unidos”, de acordo com a FAA.

Depois, há o cálculo moral. A SpaceX deveria estar lançando um carro em vez de satélites que poderiam ajudar a NASA e cientistas?

“Eu tenho que me perguntar se algo um pouco mais útil não pode ser feito neste primeiro voo do Falcon Heavym, como o leilão do Tesla Roadster e usar os US$ 200 mil arrecadados [preço de base do carro, sem considerar a reserva] para financiar uma centena de CubeSat [minisatelites em forma de cubo usados ​​para pesquisa espacial] que poderiam ser entregues gratuitamente a estudantes” escreveu Keith Cowing em seu blog, NASA Watch.

“Esta é uma chance de fazer algo que realmente ecoe nas pessoas. Mas, em vez disso, muitas pessoas vão ver um cara lançar seu carro caro no espaço ou fazer um recife vermelho brilhante no Atlântico “, concluiu Cowing.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]