• Carregando...
Google lança meio de pagamento no Brasil | Google/Divulgação
Google lança meio de pagamento no Brasil| Foto: Google/Divulgação

O Google anunciou hoje (23) a disponibilidade de um novo meio de pagamento digital. Batizado de “Pagar com Google”, ele agiliza o pagamento em aplicativos e sites, funcionando de maneira similar à de concorrentes como PayPal e o brasileiro PagSeguro, do Uol. 

A novidade se aproveita do fato de que o Google já tem os dados do cartão de qualquer cliente que tenha comprado alguma coisa nas plataformas da empresa — Google Play/Play Store, YouTube ou Google Música, e, lá fora, também o Android Pay. Nesta página, o usuário do Google consegue verificar se tem algum cartão cadastrado junto à empresa.

Ao pagar algum produto ou serviço com o “Pagar com Google”, o Google envia ao comerciante os dados de pagamento e endereço de entrega que estão armazenados na Conta Google do cliente, agilizando o processo que, segundo a empresa, “pode ser frustrante” no smartphone ou tablet. Há, também, uma camada extra de segurança, já que os dados vitais do cartão, como número e CVV (código de verificação do cartão) não são compartilhados com as lojas.

O “Pagar com Google” foi lançado em 15 países e o Brasil é um deles. Por aqui, os clientes podem usá-lo, a princípio, nos seguintes apps/sites: iFood, Hotel Urbano, Magazine Luiza, Peixe Urbano e Wish. 

Para desenvolvedores interessados em integrar o “Pagar com Google” às suas aplicações, o Google oferece uma documentação e as promessas de que é fácil (“você pode implementá-lo com apenas algumas linhas de código”) e gratuito, sem nenhuma taxa por transação ou mensalidade. Em breve, o serviço será integrado com o provedor de pagamentos brasileiro Ebanx, o que deve facilitar o processo. 

Leia também: As vantagens que o Ebanx encontrou ao migrar para a nuvem da Amazon

Android Pay 

O “Pagar com Google” é uma iniciativa paralela a outra em que o Google investe, o Android Pay. O Android Pay usa um smartphone Android com a tecnologia NFC para validar as transações encostando-o nas maquininhas de cartão de crédito compatíveis. Já o “Pagar com Google” funciona em qualquer smartphone Android e no Chrome, além de dispensar o NFC e a presença física para ser usado.

O Android Pay ainda não está disponível no Brasil, mas deve ser lançado por aqui ainda em 2017, segundo o G1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]