• Carregando...
iPhone 5C, um dos que ficarão desatualizados com a chegada do iOS 11 | Kārlis DambrānsFlickr
iPhone 5C, um dos que ficarão desatualizados com a chegada do iOS 11| Foto: Kārlis DambrānsFlickr

A Apple anunciou, ontem (5), o novo iOS 11, atualização do seu sistema operacional que roda em iPhones e iPads. Uma informação importante ficou de fora da apresentação do novo sistema: ele só funcionará em dispositivos de 64 bits. Na prática, significa que iPhone 5 e 5C e o iPad 4 não são elegíveis para receber a atualização.

Apple apresenta seu computador mais poderoso, caixa de som inteligente e mais

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Desde o iPhone 5s e o iPad Air, ambos de 2013, a Apple usa processadores de 64 bits nos dispositivos móveis. A diferença para os de 32 bits é que esses mais novos, de 64 bits, conseguem lidar com mais memória e têm outras otimizações que aumentam o desempenho dos sistemas.

Com o iOS 11, a Apple deixará de oferecer suporte a dispositivos de 32 bits. Assim, iPhone 5, iPhone 5c e iPad 4 deverão estagnar no iOS 10. A informação pode ser vista na página de apresentação da atualização, que lista os dispositivos compatíveis -- e onde se nota a ausência dos referidos.

Lista de dispositivos compatíveis com o iOS 11

Além de não receberem as novidades da nova versão, eles deixarão de contar com atualizações de segurança e, com o tempo, a tendência é que as atualizações de apps deixem de contemplar esses produtos também.

Com a mudança, todos os apps também terão que ser compatíveis com a arquitetura de 64 bits para funcionarem no iOS 11. Essa exigência pode impactar usuários de todos os iPhones e iPads suportados, inclusive os mais recentes iPhone 7 e iPad Pro. Caso um app não tenha sido atualizado para 64 bits quando o iOS 11 sair, ele deixará de funcionar.

A Apple implementará, no iOS 11, uma tela nas opções do sistema que indica quais apps não foram adaptados para sistemas de 64 bits e são, portanto, incompatíveis. Para acessá-la, o usuário deverá entrar em Ajustes > Geral > Sobre > Aplicativos > Compatibilidade de apps.

O iOS 11 será uma atualização gratuita e será lançado no “verão” (do hemisfério norte). Tradicionalmente, a Apple libera grandes atualizações como esta junto a um novo iPhone, em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]