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iPhone 8: vendas menores que as do iPhone 7, segundo analista | TechStage/Flickr
iPhone 8: vendas menores que as do iPhone 7, segundo analista| Foto: TechStage/Flickr

Todos já conhecemos o roteiro: todo ano, a Apple apresenta um novo iPhone e os consumidores, ansiosos pelo novo modelo, correm para comprá-lo.

Pelo menos, é isso o que acontece normalmente. Mas neste ano, o modelo do ano passado, o iPhone 7, ganhou fôlego renovado nas vendas enquanto o recém-lançado iPhone 8 não sai das prateleiras no mesmo ritmo dos seus predecessores, de acordo com um relatório divulgado no início da semana. 

As vendas do iPhone 7 estão mais fortes do que as do iPhone 6s quando o iPhone 7 saiu, de acordo com John Vinh, analista da KeyBank Capitol Markets. O relatório foi baseado em pesquisas junto às lojas das operadoras norte-americanas. A Apple se recusou a comentá-lo. 

À primeira vista, parece estranho que um celular antigo tenha um novo impulso nas vendas quando um modelo mais moderno é lançado. Mas o fenômeno faz sentido por alguns motivos. O resultado das pesquisas indicam que, hoje, mais pessoas estão interessadas em comprar um iPhone antigo a um preço menor do que no passado. O iPhone 7 teve um corte de preço, o que funciona para as pessoas que optam por ignorar o custo extra dos novos recursos do iPhone 8, como o carregamento da bateria por indução (sem fios) ou a câmera melhorada. 

A tendência em torno do iPhone 7 parece refletir um entendimento mais amplo de que os consumidores não estão atualizando para os smartphones mais recentes na freqüência que faziam anteriormente, talvez porque menos recursos indispensáveis estejam sendo adicionados às novas gerações. Analistas sinalizam essa mudança de atualização há anos, já que o crescimento no mercado de smartphones diminuiu. A AT&T, uma das maiores operadoras de telefonia móvel dos EUA, informou na semana passada que notou uma redução de "quase 900 mil atualizações de dispositivos" no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Fator iPhone X

O iPhone 8 tem o desafio extra de estar à sombra do iPhone X, disse Vinh, o novo modelo de US$ 999 com visual novo e recursos exclusivos. "O retorno das lojas indica que os clientes estão esperando para comprar o iPhone X ou compará-lo antes de levarem o iPhone 8", escreveu. 

Leia também: Apple lança três novos iPhones: 8, 8 Plus e X; confira fotos e especificações

A Apple costumava divulgar os números de vendas dos seus novos celulares no primeiro fim de semana, mas a empresa parou com a prática em 2016, com o iPhone 7. A empresa disse ao Wall Street Journal que esses números não eram mais tão relevantes porque os aparelhos costumam esgotar — em outras palavras, as vendas eram em grande parte direcionadas pela capacidade de produção da Apple em vez do número de consumidores interessados em adquirir os aparelhos. Espera-se que a Apple forneça aos investidores números objetivos do desempenho em vendas do iPhone 8 e iPhone 8 Plus no dia 2 de novembro, quando é esperado seu balanço financeiro trimestral. 

O que já está claro, porém, é que a decisão da Apple de lançar um smartphone premium, acima dos iPhone 8 e 8 Plus, está mexendo com o poder decisório dos consumidores neste fim de ano. 

Mesmo assim, não teremos uma visão completa do que o consumidor pretende até que o iPhone X seja lançado — nos EUA, dia 3 de novembro; no Brasil, ainda sem data prevista. Por enquanto, a desaceleração nas vendas do iPhone 8 é apenas uma tendência a ser acompanhada, em vez de motivo para pânico, dizem os analistas. “Encaramos essa tendência como moderadamente preocupante”, escreveu Vinh.

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