• Carregando...
 |
| Foto:

No aplicativo da Uber, motoristas e passageiros são avaliados com notas que vão de um a cinco estrelas. Manter uma avaliação elevada é pré-requisito para que os motoristas não sejam excluídos da plataforma e para que passageiros garantam que sempre seu pedido de corrida vai ser aceito.

8 dicas para você usar melhor o aplicativo da Uber

Veja a sua nota na Uber

O sistema de avaliação da Uber foi implantando, segundo a empresa, para garantir que os passageiros e motoristas sejam respeitados ao usar o serviço. É também a única forma de a empresa monitorar se o serviço está sendo prestado de maneira satisfatória, tanto para o cliente quanto para o motorista parceiro. E para manter um padrão de qualidade elevado, a Uber exige que motoristas e usuários tenham uma nota alta.

Motoristas

No caso dos motoristas, eles devem ter, no mínimo, uma avaliação média de 4,7 estrelas. Notas inferiores resultam em e-mails da Uber alertando os motoristas a melhorarem suas práticas. Em caso de repetência ou nota muito baixa, o motorista pode acabar suspenso ou banido do aplicativo de transporte. 

Todo passageiro, ao finalizar uma corrida, é convidado a avaliar o motorista da Uber que realizou a viagem. As notas são sempre cheias e vão de uma a cinco estrelas e, caso a pessoa dê uma nota menor do que cinco, é questionada sobre o motivo da insatisfação com a corrida. Se a razão da nota baixa for problemas com o preço da viagem, trânsito, aplicativo ou sobre o passageiro que dividiu a corrida na modalidade POOL, a Uber desconsidera a nota. 

Todas as notas e avaliações computadas são armazenadas de forma anônima. Com isso, os motoristas recebem apenas os comentários sobre o seu serviço e a sua nota média final. A nota final é calculada com base na média das 500 corridas mais recentes. 

Em caso de média inferior a 4,7 estrelas, o motorista recebe e-mails e avisos para melhorar o seu serviço. A Uber também envia dicas com práticas adotadas por motoristas cinco estrelas que podem ajudar o motorista em recuperação a subir sua avaliação:

  • Abasteçem o carro com águas e balas
  • Se vestem de uma forma profissional e adequada 
  • Recebem o usuário de forma simpática e agradável 
  • Perguntam se o usuário tem algum caminho de preferência 
  • Perguntam se o usuário quer ouvir uma estação de rádio diferente ou até mesmo desligar o ar-condicionado 
  • Confirmam o endereço e inicia a viagem 
  • Perguntam qual é o melhor lugar para parar o carro 
  • Dão uma última olhada para ver se o usuário não esqueceu nada no carro
  • Garantem que o carro esteja limpo para a próxima viagem 

Mas alguns motoristas relatam que têm dificuldades para manter uma nota alta (a partir de 4,7 estrelas), mesmo seguindo a lista de boas práticas. Eles afirmam que os motivos vão desde passageiros ranzinzas e muito exigentes a outros motoristas da Uber e taxistas que pedem uma corrida só para dar nota baixa e prejudicar o seu parceiro de profissão.

A Uber orienta os usuários a dar nota cinco estrelas aos motoristas, a menos que tenha ocorrido algum problema na viagem e que tenha sido culpa do motorista.

Passageiros

Do outro lado, os passageiros também são avaliados. E de forma ainda mais clara. Se antes para saber a sua nota era preciso entrar na configurações do aplicativo e solicitar para visualizar a sua avaliação, agora a nota do passageiro aparece embaixo da foto, e tanto o motorista quanto o próprio usuário podem visualizá-la com facilidade.

A Uber não divulga o que seria uma média ideal para passageiros. Mas recomenda que os passageiros também mantenham uma nota elevada, assim como os motoristas, para garantir o  “elevado padrão de qualidade” da Uber.

A avaliação dos passageiros foi uma exigência dos próprios motoristas.É a forma de eles avaliarem e emitirem comentários sobre passageiros que mantêm uma postura desrespeitosa ou desagradável com o motorista da Uber que está prestando o serviço.

Segundo a própria Uber, um passageiro tende a receber boa nota, ou seja, cinco estrelas, quando:

  • Só chama o Uber quando estiver pronto pra sair de casa 
  • Não loja lixo no carro
  • Não bate a porta do carro forte
  • Não insiste para o motorista infringir as regras de trânsito 
  • Não pede para o motorista parar em lugares proibidos

Os motoristas, ao aceitar uma corrida, evitam passageiros com média baixo. E isso não significa necessariamente ter uma nota muito baixa. Basta você ter uma avaliação inferior a 4,6 estrelas para correr o risco de ter uma corrida negada por um motorista. Eles alegam que o custo de um passageiro ruim não compensa o valor da corrida.

Passageiros com nota 5, especialmente que pedem corrida à noite e como forma de pagamento em dinheiro, também podem enfrentar problemas para completar uma corrida. Apesar de parecer contraditório, quem tem nota 5 é visto como um passageiro novo, que acabou de fazer o cadastro na plataforma. Esse passageiro não tem histórico e o motorista fica com medo de ele ser uma furada.

Os motoristas alegam que é comum ver pedidos de corridas de madrugada de passageiros com avaliação máxima e que querem pagar em dinheiro. Nesse caso, alertam alguns motoristas, pode se tratar de uma tentativa de assalto, por isso a corrida tende a ser rejeitada pelos motoristas. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]