Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E190-E2

Novo avião da Embraer prova ser o mais eficiente entre as aeronaves de corredor único

Avião vai fazer seu voo inaugural no dia 24 de abril, sendo operado pela companhia norueguesa Widerøe de Bergen para Tromsø, ambas cidades da Noruega

E190-E2, o novo avião da família E-Jet da Embraer | Sergio Fujiki/Divulgação/Embraer
E190-E2, o novo avião da família E-Jet da Embraer (Foto: Sergio Fujiki/Divulgação/Embraer)

O E190-E2, novo avião da família E-Jet da Embraer que estreia dia 24 de abril deste ano, passou por uma série de testes que comprovaram que a aeronave é a mais eficiente entre aquelas de corredor único, normalmente utilizadas na aviação regional. O avião também provou ser o mais ecológico do segmento, pois obteve os menores índices de ruído e emissões externas. Os resultados surgem em meio ao acirramento do setor, já que a linha C-Series, da Bombardier, que concorre justamente com a família E-Jet da Embraer, foi comprada pela Airbus no ano passado.

LEIA MAIS notícias sobre a Embraer

O avião vai fazer seu voo inaugural no dia 24 de abril, sendo operado pela companhia norueguesa Widerøe de Bergen para Tromsø, ambas cidades da Noruega. O modelo é o maior avião comercial desenvolvido pela Embraer no Brasil, com 41,5 metros de comprimento, e foi apresentado ao público há quase um ano, em março de 2017.

A aeronave é a segunda geração do E195 e o segundo modelo da nova família E-Jets E2, todos jatos comerciais de um corredor e de até 150 assentos usados por companhias aéreas na aviação regional. A Embraer é líder nesse segmento. O novo modelo tem alcance de 4.537 km e pode alcançar uma velocidade máxima de 870 km/h.

Resultado dos testes

Na segunda-feira (22), a Embraer divulgou os resultados de teste da aeronave. Com relação ao consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual e quase 10% melhor que seu concorrente direto.

Em relação ao desempenho de decolagem, o E190-E2 também provou ter um desempenho melhor que a especificação original. O alcance da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grande altitudes aumenta 600 milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual da empresa. Já o alcance a partir de aeroportos com pistas curtas, o alcance aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave voe até destinos longos sem paradas.

O E190-E2 também se torna, segundo a Embraer, a aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único: 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção. Isso faz com que os custos de manutenção sejam 25% menores que os da atual família de E-Jets.

Com relação à capacitação, os pilotos da nova geração de E-Jet também precisarão de apenas 2,5 dias de treinamento e não precisarão passar por simuladores de voo completo para voar o E190-E2.

Jato já recebeu mais pedidos

A Embraer afirma que o novo jato já recebeu pedidos de compras de companhias como AirCastle (EUA), Tianjin Airlines (China), ICBC Financial Leasing (China), Air Costa (Índia), Kalstar (Indonésia) e Widerøe (Noruega). A norueguesa deve desembolsar quase R$ 3 bilhões pelos modelos brasileiros, que serão configurados em classe única, com 114 assentos cada.

KC-390

Além do E190-E2, é esperado que o avião militar KC-390 da Embraer também estreie neste ano. O KC-390 recebeu sua homologação operacional inicial no fim de 2017 e, ao longo de 2018, deve obter o certificado final concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A primeira unidade está prevista para ser entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) no segundo semestre do ano.

LEIA TAMBÉM: E190-E2 e KC-390, os novos aviões da Embraer para 2018

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.