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Carlos Lopes, country manager da Doctoralia no Brasil. | Larissa Grabowski/Doctoralia
Carlos Lopes, country manager da Doctoralia no Brasil.| Foto: Larissa Grabowski/Doctoralia

A maior empresa do mundo no segmento de marketing digital para profissionais da saúde escolheu Curitiba para abrigar sua sede no Brasil. Há quase um ano com escritório na capital paranaense, a Doctoralia registra crescimento da operação no país, que já é maior que em outros mercados consolidados na Europa.

De origem espanhola, a Doctoralia é uma plataforma que conecta profissionais de saúde e pacientes por meio da internet. De forma rápida e segura, o usuário consegue agendar consultas, tirar dúvidas e escolher o melhor especialista de acordo com as suas necessidades. Do outro lado, a ferramenta auxilia os profissionais da saúde, especialmente médicos, mas também dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, a melhorar sua visibilidade online, gerenciar a agenda e encontrar mais pacientes.

O country manager da Doctoralia no Brasil, Carlos Lopes, revela que os resultados da empresa no país são positivos. “Os profissionais de saúde brasileiros e os pacientes estão cada vez mais conectados e buscando as tecnologias para melhorar a vida deles”, afirma. De outubro para cá, a operação teve crescimento de 236% e o número de médicos pagantes na plataforma cresceu 90%. Hoje, segundo a empresa, são 400 mil médicos cadastrados no Brasil, o que representa um quinto do total de profissionais na plataforma no mundo inteiro.

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Segundo Lopes, a escolha de Curitiba como principal campo de atuação da empresa se deve, entre outros fatores, à qualidade de vida da cidade e pelo fato do município já ser considerado um dos polos de inovação do Brasil. “Curitiba tem uma capacidade enorme de atrair bons talentos e não sofre tanto os impactos dos grandes centros, como trânsito e violência”, destaca. “Além disso, tem uma cena muito bacana de startups na cidade. Um público jovem, conectado, antenado e exigente”.

Em Curitiba, já são 101 profissionais contratados, entre responsáveis por vendas e pós-vendas, profissionais de marketing, recursos humanos e gerentes. A operação iniciou com a abertura de um escritório em um edifício no Batel e já ampliou sua estrutura para mais um escritório no mesmo condomínio.

A Doctoralia pretende expandir sua atuação no Brasil com a abertura de salas em outras praças, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

A empresa, que está presente em 18 países, faz parte do grupo DocPlanner. Em maio de 2017, a Doctoralia recebeu um investimento de € 15 milhões para ser utilizado na expansão da empresa na América Latina, desenvolvimento de software e vendas.

Paciente 3.0

Movidos pelas inovações do mundo digital, as pessoas estão mais conectadas, mais exigentes e desejam uma experiência mais prática e rápida em todas as áreas da vida, inclusive na área da saúde. Pois assim como ocorreram mudanças na forma de se escolher um hotel, uma viagem, ou um local para comer, também está se transformado a experiência no segmento da saúde.

Diante desse comportamento, surge o conceito de paciente 3.0, aquele que busca informações sobre especialistas e serviços médicos, marca consultas por plataformas online e participa de discussões sobre saúde em redes sociais, fóruns e portais especializados.

“Mais de 200 mil consultas foram agendadas na plataforma Doctoralia em 2017. Esta é uma prova de que os pacientes desejam que a transformação digital, proporcionada pelas grandes startups mundiais, também tenha impacto na área da saúde”, pontua Lopes.

A plataforma da Doctoralia no Brasil conta com mais de 20 milhões de visualizações por mês, 75% delas efetuadas por mulheres entre 25 e 34 anos, o que revela que a mulher continua sendo a provedora de saúde do lar. Neste sentido, os médicos mais procurados são justamente os ginecologistas, seguidos por ortopedistas, urologistas, pediatras e dermatologistas. O objetivo da empresa é chegar a 70 milhões de usuários únicos no Brasil até o final de 2018.

Como funciona

A plataforma online Doctoralia conecta pacientes e profissionais da área da saúde. Ao invés de procurar informações sobre doenças em qualquer página da internet, o paciente pode sanar suas dúvidas por meio da plataforma e ser respondido por um profissional especializado. Além disso, é possível agendar consultas online em qualquer horário e de qualquer lugar.

“Com a vida corrida que temos, as pessoas deixam para tratar as questões de saúde depois do horário comercial. Acontece que 44% das consultas agendadas são feitas depois do trabalho. O que significa que no método antigo, aquele médico que não é conectado não consegue atender o paciente que tem essas necessidades”, destaca Lopes.

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Outra facilidade para o paciente diz respeito à redução do tempo de espera por uma consulta. Segundo o country manager, o agendamento de uma consulta com especialista demora em média três semanas pelos métodos tradicionais; já pela plataforma, é possível ser consultado em 48 ou 72 horas.

Os pacientes com consultas agendadas pela Doctoralia recebem SMS e e-mail com lembretes da consulta, o que, de acordo com Lopes, reduz o não comparecimento dos pacientes ao consultório. Por outro lado, os médicos cadastrados na plataforma podem comunicar aos pacientes sobre eventuais atrasos.

Os profissionais de saúde também podem encaminhar avisos aos pacientes de novos cursos realizados ou novas aquisições no consultório. A empresa auxilia a criação de um perfil online que passa mais credibilidade e é melhor posicionado em buscadores como o Google. A Doctoralia oferece ainda equipe especializada para preparar o profissional de saúde para lidar com a tecnologia e as redes sociais, dependendo do plano contratado.

O perfil Premium, que conta com suporte digital, habilitação do agendamento online e melhor posicionamento nas buscas, custa, ao profissional de saúde, R$ 339 mês ou R$ 3.390 ao ano. Se ele quiser uma página na web com domínio próprio, são acrescidos R$ 49 à mensalidade. Há também o pacote First Class, com preços sob consulta, para que o perfil se mantenha nas primeiras posições da página Doctoralia. Por fim, são oferecidos os perfis gratuitos, que são mais básicos e não contam com suporte da empresa.

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