• Carregando...
Não é preciso ajustar manualmente o horário de verão nos smartphones | Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo
Não é preciso ajustar manualmente o horário de verão nos smartphones| Foto: Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo

Apesar de o horário de verão ter sido implantado no Brasil pela primeira vez na década de 1930, somente há nove anos, em 2008, foi adotado um padrão para as datas de início e fim do período, através de um decreto federal. Com isso, as fabricantes de software puderam disponibilizar para todos os seus sistemas a atualização automática.

Leia também: Horário de Verão começa no fim de semana

O horário de verão, ao longo do tempo, passou por muitas modificações. Ele já começou nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e já terminou em fevereiro, março, abril. Não havia um padrão; as datas variavam de ano para ano. 

Isso mudou em 2008, quando o governo publicou o decreto de número 6.558. Ele estabeleceu que o horário de verão sempre começa a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e termina a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente. A única exceção é quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval. Nesse caso, o fim do horário de verão acontece no domingo seguinte ao Carnaval. 

Desde então, esse padrão tem sido respeitado. Decretos posteriores apenas trataram de incluir ou excluir estados da vigência do horário de verão.

Atualização automática

Dessa forma, as fabricantes de softwares de celulares e computadores puderam programar sistemas que adiantam o relógio automaticamente em 60 minutos com o início do horário de verão e que atrasa automaticamente quando ele acaba.

Através do número IP e outros sinais de dispositivos conectados, elas conseguem determinar em qual estado do país o aparelho está e se é um dos que são afetados pelo horário de verão. 

Para conferir se o seu celular está programado para receber a atualização automática, basta entrar em Configurações, Data e Hora e selecionar a opção “definir data e hora automaticamente”. Vale para Android e iOS.

Em computadores Windows, basta clicar na data e hora que aparecem no canto inferior direito do monitor. Uma mensagem aparecerá avisando que o relógio atualizará automaticamente. Se a mensagem não aparecer, entre “alterar configurações de data e hora”.

No macOS, entre em Preferências, depois Data e Hora e, na primeira tela, verifique se a opção "Ajustar data e hora automaticamente" está marcada.

Como era antes?

É bem provável que, se fosse de outra forma, as fabricantes disponibilizariam atualizações anuais assim que fossem divulgados as datas de início e fim do horário de verão. A Microsoft já trabalhava assim antes de 2008. Porém, a previsibilidade no calendário garantida pelo decreto 6.558/2008 facilita e dá mais garantias ao processo.

Em 2017/2018, o horário de verão começou à meia-noite do dia 15 de outubro de 2017, em dez estados do país, além do Distrito Federal, e termina à 0h de desde domingo (18). 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]