• Carregando...
 | Emily Canto Nunes
| Foto: Emily Canto Nunes

Quase um ano depois do início dos problemas de bateria que culminaram no fim da comercialização do Galaxy Note 7 no mundo, a Samsung voltou a Nova York para lançar a nova versão do modelo, o Galaxy Note 8. No Park Avenue Armory, a sul-coreana recebeu a imprensa de todo o mundo para apresentar a sétima geração do seu smartphone voltado à produtividade — que recebe o número “8” para acompanhar o topo de linha, Galaxy S8, lançado em março.

SIGA @gpnovaeco no Twitter

Tela “infinita” e câmera dupla

Emily Canto Nunes

Produto de nicho que conquistou seu espaço no mercado, o Note 8 sempre foi o aparelho em que a tela grande faz mais sentido. No Note 8, tudo converge: tela grande de 6,3 polegadas, bordas finas e edge (que “escorrem” nas laterais) que dão aquele aspecto de tela infinita que a Samsung tanto gosta e, por fim, a tela como superfície para o usuário escrever com a S Pen, que a cada ano ganha mais funções como tradução, conversão de moedas e também um opção que cria um GIF a partir do que você escreve (chamada “mensagem animada”). Neste ano ele está grande, mas o corpo de proporção 18,5:9 ajuda na pegada, deixando ele mais confortável na mão.

Outro destaque são as câmeras duplas na parte traseira, de 12 megapixels e com lentes wide e a outra teleobjetiva que ajudam a criar imagens diferentes com “foco dinâmico”. Parecido com um recurso do iPhone 7 Plus, ele permite que o usuário desfoque o fundo da foto, dando mais destaque para o objeto em primeiro plano. Fiz alguns testes e funciona, por vezes borrando um pouco a pessoa em foco, mas é também uma questão de ajuste pessoal.

Emily Canto Nunes

Da bateria pouco se falou, mas com 3300 mAh, uma tela tão poderosa, 6 GB de RAM e um processador potente, é possível que dure um dia, não muito mais do que isso.

As cores, embora partam da mesma base do passado, estão um pouco diferentes, exceto pelo preto e pelo dourado. O ametista do Galaxy S8 está mais para um bege ou cinza, enquanto o azul do Galaxy Note 8 está bem mais azul desta vez. As básicas acabaram ficando mais bonitas, na minha opinião.

Configurações e diferenças para o Galaxy S8

A proximidade com linha S da Samsung trouxe para a linha Note configurações de hardware bem semelhantes, como o processador octa-core Exynos 8895 (ou Snapdragon 835 no mercado norte-americano) e 6 GB de RAM. De memória de armazenamento, ele tem versões de 64 GB, 128 GB ou 256 GB expansível via microSD. A tela de 6,3 polegadas vem na nova proporção adotada pelas principais fabricantes, 18,5:9, usa tecnologia Super AMOLED e apresenta resolução de 2960x1440 pixels, também conhecida por QuadHD+. 

A bateria, a grande vilã do Note 7 — que teve lançamento simultâneo em Nova York, Londres e Rio de Janeiro, por conta das Olimpíadas —, está menor que a do antecessor, que tinha 3500 mAh. Agora, o Note 8 tem bateria de 3300 mAh, capacidade menor, inclusive, que a do Galaxy S8 Plus.

Emily Canto Nunes

Por dentro, além de rodar Android 7.1, o Galaxy Note 8 vem com melhorias no software que gerencia a caneta, desde sempre seu maior diferencial. Além de conversão de moeda e tradução de frases inteiras, agora é possível fixar manuscritos na tela apagada do smartphone graças ao recurso “Always On Display”. As “Mensagens Animadas” também são uma das novas funções da S Pen e permite que você envie respostas personalizadas com sua letra ou escreva em cima de mensagens e de imagens.

No que diz respeito a sensores, o Note 8 vem com NFC e MST para o Samsung Pay, Bluetooth 5.0. A entrada para o carregador é USB-C, muito embora ele seja compatível com carregamento sem fio também, e entrada para fone de ouvido de 3.5 mm.

O aparelho é compatível com o DeX, acessório que conecta o Galaxy Note 8 a um mouse, teclado e monitor e que foi lançado no primeiro semestre junto ao Galaxy S8. 

Por fora, o Galaxy Note 8 está ainda mais parecido com o S8, ainda que um pouco maior — 74,6 mm de largura e 8,5 mm de espessura. Com certificação IP68 para resistência contra água e poeira, ele também vem com sensor de impressão digital na traseira e o leitor de íris junto à câmera frontal para (tentar) compensar a falta da impressão digital na frente.

A câmera frontal, aliás, tem resolução de 8 megapixels com abertura de f/1,7, enquanto a traseira finalmente é dupla, mostrando que a Samsung está atenta às tendências do segmento — tela “infinita” na proporção de cinema e agora câmeras duplas. Com resolução de 12 megapixels, a câmera traseira tem lente com abertura f/1.7 e distância focal padrão, enquanto o outro sensor é acompanhado por uma lente teleobjetiva, com abertura de f/2.4, que permite zoom óptico de 2x. Uma inovação do Note 8 em termos de imagem: as duas câmeras tem estabilização óptica. 

Efeito “Live Focus” desfoca o segundo plano da foto
Emily Canto Nunes

Não por acaso, a Samsung anunciou na terça-feira (22) a chegada da Bixby, sua assistente pessoal por comando de voz que possui um botão dedicado em 200 mercados. Falando coreano e inglês, a inteligência artificial é capaz de reconhecer tipos de fotos e mandar para a pasta correta, semelhante ao que o Google Fotos faz, mas de forma mais automática. Há também comandos rápidos que podem ser configurados no botão dedicado.

* A jornalista viajou a convite da Samsung.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]