Enquanto o mercado de smartphones encolheu 11% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, o de “feature phones”, celulares mais simples, com teclado numérico físico, poucos apps e bateria de longa duração, cresceu 38%, puxados pela Índia e por uma fabricante local, a Reliance Jio. Os dados são da consultoria Counterpoint.
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A Reliance Jio liderou as vendas de feature phones no primeiro trimestre do ano, respondendo por 15% de todo o mercado. Indiana, a empresa aproveitou a forte demanda do país, que adquiriu 43% de todos esses produtos no período.
A Counterpoint estima que, anualmente, 500 milhões de feature phones ainda são vendidos. Mesmo com recursos simplórios comparados a smartphones, eles têm vantagens: são mais simples, aguentam mais pancadas, têm baterias mais duradouras e custam pouco.
O Jio Phone, campeão de vendas da Reliace Jio, custa cerca de R$ 70. Ele é bem simples, com tela de 2,4 polegadas de baixa resolução e câmeras de 2 e 0,3 megapixels, mas traz alguns recursos dignos de smartphones, como aplicativos, suporte a redes 4G e até um assistente de voz, e outros especialmente pensados para o mercado indiano, como interface em 22 dialetos típicos do país.
Além da Reliace Jio, outra empresa aparece com força no relatório da Counterpoint: a HMD, dona da marca Nokia para smartphones — e feature phones. Com releituras de grandes sucessos do passado e confiando no KaiOS, um sistema operacional de código aberto mais moderno, a HMD conquistou 14% do market share global de feature phones.
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