• Carregando...
iPhone 6s, um dos afetados | Kārlis Dambrāns/Flickr
iPhone 6s, um dos afetados| Foto: Kārlis Dambrāns/Flickr

Desde o final de 2017, a Apple cobra um preço mais baixo pela troca de baterias do iPhone. A medida veio logo após a empresa admitir que reduzia a velocidade de iPhones antigos (modelo 6 em diante) que estejam com a bateria deteriorada, a fim de evitar desligamentos aleatórios devido a picos de energia.

Para modelos afetados pela redução de desempenho, a troca da bateria permite que o iOS volte a operar na velocidade máxima do processador, recuperando o desempenho original do aparelho. O engenheiro Bennett Sorbo publicou em seu canal no YouTube uma comparação entre o antes e depois de a bateria ser trocada.

Sorbo usou um iPhone 6s na comparação. Ele registrou uma série de procedimentos envolvendo abrir vários apps em sequência, cronometrando as ações, e depois executou o Geekbench 4, um aplicativo que realizar uma série de testes de desempenho e atribui uma nota ao desempenho por núcleo do processador e a ele como um todo — o processador do iPhone 6s possui dois núcleos.

LEIA TAMBÉM:Como escolher o melhor iPhone de acordo com seu perfil — e bolso

Os resultados demonstram que a troca da bateria faz diferença, caso o iPhone esteja com a bateria deteriorada e, portanto, com o desempenho reduzido. Com a bateria antiga/deteriorada, o iPhone 6s de Sorbo demorou 5 minutos e 45 segundos para abrir todos os apps e executar o teste do Geekbench; com a nova, o tempo caiu para 4 minutos e 33 segundos. Nos resultados do Geekbench, a pontuação do processamento de cada núcleo subiu de 1437 para 2520 e do processador inteiro, de 2485 para 4412.

Assista ao vídeo que compara o desempenho do iPhone a seguir: 

No Brasil, a Apple hoje cobra R$ 129 pela troca da bateria, que pode ser realizada por qualquer iPhone de modelo superior ao 6. Antes da polêmica em que se envolveu pelo desempenho dos smartphones, ela cobrava R$ 449 – e a troca era válida somente para os iPhones “aprovados” para a mesma.

A próxima grande atualização do iOS, versão 11.3, ganhará uma área extra nos Ajustes informando a saúde da bateria e com a opção de desativar a redução de desempenho. A versão final deve ser lançada na metade de 2018. Veja como ficará (em inglês; imagens do 9to5Mac):

Novas opções de bateria do iOS 11.3.9to5Mac/Reprodução
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]