• Carregando...
Protótipo do táxi aéreo. | Uber/Divulgação
Protótipo do táxi aéreo.| Foto: Uber/Divulgação

Começou nesta terça-feira (8), em Los Angeles, o Elevate Summit, evento organizado pela empresa para debater o transporte aéreo com players da indústria, governos e academia. Horas antes, a empresa revelou um protótipo do seu táxi aéreo com exclusividade na CBS News.

O protótipo apresentado é uma mistura de drone com helicóptero: o mecanismo de elevação é similar ao de helicópteros, mas ele também conta com grupos de propulsores com motorização elétrica, o que torna a operação mais silenciosa. Os táxis aéreos deverão voar entre 300 e 600 metros de altura.

A expectativa da Uber é que, no início, os táxis aéreos sejam pilotados por seres humanos, mas que posteriormente eles operem de modo autônomo. Nas cidades, eles decolarão e aterrissarão verticalmente, a partir dos topos de prédios e de áreas especiais para essa finalidade com capacidade de lidar com 200 voos por hora.

LEIA TAMBÉM:Boeing se prepara para vender táxis aéreos elétricos

Detalhe do táxi aéreo.Uber/Divulgação

Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, disse que a empresa acredita que “as cidades se tornarão verticais em termos de transporte” e quer tornar essa previsão realidade. “Queremos criar uma rede em torno desses veículos para que pessoas comuns possam pegar esses táxis aéreos para distâncias mais longas quando quiserem evitar o tráfego por preços acessíveis”, complementou.

O protótipo apresentado em Los Angeles não é exatamente a aeronave que será usada no serviço da Uber. Ele é um design de referência para os parceiros da indústria construírem as versões finais. Entre elas, está a Embraer.

Os planos da Uber preveem o início dos testes com seu táxi aéreo em 2020 e o lançamento do serviço aos consumidores em 2023. A empresa mantém uma parceria com a Nasa para desenvolver um sistema de controle de tráfego aéreo a fim de evitar acidentes.

Veja a matéria da CBS (em inglês), com detalhes do protótipo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]