• Carregando...
Telefones públicos da Telefónica em São Paulo | MorioWikimedia Commons
Telefones públicos da Telefónica em São Paulo| Foto: MorioWikimedia Commons

A gigante das telecomunicações espanhola Telefónica, dona da marca Vivo, no Brasil, foi vítima nesta sexta-feira (12) de um vírus que obrigou a empresa a desligar todos os computadores de sua sede em Madri.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

"É um vírus. Estamos esperando para ver as implicações", afirmou à AFP uma fonte da Telefónica que pediu anonimato. O vírus "afetou centenas de computadores na sede central", completou a fonte, antes de destacar que o serviço aos usuários não foi alterado.

A imprensa espanhola informou no fim da manhã desta sexta-feira que a Telefónica havia sido vítima de um grande ataque, a ponto dos funcionários terem recebido a ordem, por um megafone, de desligar rapidamente os computadores. Essa medida teria sido tomada para impedir que o vírus se propagasse para outros computadores da rede interna da Telefónica.

A CNI, agência de inteligência espanhola, confirmou um “ataque massivo do tipo ransomware” que afetou a Telefónica e outras grandes empresas do país. Ransonware é um tipo de vírus que criptografa (bloqueia) os arquivos do computador e, para liberar o acesso, exige um pagamento — normalmente feito em criptomoedas como o Bitcoin.

Vírus sequestra arquivos e exige pagamento como resgate

Seu celular na mira de um novo tipo de sequestrador

De acordo com o alerta do Centro Criptológico Nacional, órgão dentro do CNI especializado em criptografia, o ransonware é uma variante do vírus conhecido como “WannaCry”. Ele explora uma falha no Windows que afeta todas as versões entre o Vista SP2 e o Windows 10, inclusive as usadas em servidores, que foi corrigida em março deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]