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Perfil de empresa verificada no WhatsApp | @WABetaInfo​Twitter
Perfil de empresa verificada no WhatsApp| Foto: @WABetaInfo​Twitter

O WhatsApp não exibe anúncios e, até agora, não gera receita para o Facebook. O caminho escolhido para mudar essa situação é o contato entre empresas e clientes: em breve, o WhatsApp oficializará e dará mais garantias a quem se comunica com estabelecimentos comerciais pelo app.

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O perfil @WABetaInfo detectou novidades escondidas referentes a essa função em uma versão preliminar do app para Android — à qual se referem como “WhatsApp para Pequenas e Médias Empresas”. Além disso, uma nova página dedicada a explicar as contas verificadas no WhatsApp apareceu na documentação oficial do app. Tal qual em redes sociais como Facebook e Twitter, no WhatsApp essas contas ganharão um selo. Lê-se na página:

“O WhatsApp está explorando formas para que você possa se comunicar com empresas que sejam importantes para você.

Algumas contas de empresas foram verificadas pelo WhatsApp. Se você vir um ícone verde ao lado do nome de um contato, isto significa que o WhatsApp confirmou que o número de telefone deste contato pertence a uma conta de empresa.”

Uma mensagem padrão (acima), com fundo amarelo e impossível de ser removida, também passará a ser exibida em contas de empresas, verificadas ou não, e o cliente terá a liberdade de bloquear essas contas, caso não queira mais receber mensagens delas. O selo de verificação se destina apenas a estabelecimentos comerciais, ou seja, pessoas físicas não terão acesso a ele.

Às empresas, alguns recursos serão disponibilizados para facilitar o gerenciamento da comunicação. Elas poderão definir horário de funcionamento do canal, uma mensagem padrão para quando forem contatadas fora desse horário e até mensagens automáticas. Para clientes que não têm o número do estabelecimento salvo na agenda de contatos, o WhatsApp exibirá o nome do local em vez de apenas o número, como acontece hoje e continuará valendo para pessoas físicas.

Por ora, há duas limitações no WhatsApp para empresas. A primeira é que apenas o app para Android está ganhando esses recursos e não há indícios de que o mesmo trabalho esteja sendo feito para o iOS/iPhone. A outra, é que a verificação de contas está disponível em “uma quantidade limitada”, apenas para as que participam do projeto piloto.

Em busca de receita

Desde o início do ano, o WhatsApp contratou pelo menos três profissionais para posições relacionadas a produtos corporativos que ainda não oferece. Em abril, surgiram evidências de testes de um sistema de pagamentos conduzidos na Índia.

O Recode, site especializado em negócios digitais, vê nesses movimentos indícios de que o Facebook está se preparando para gerar receita com o WhatsApp, adquirido em 2014 por US$ 19 bilhões, e, atualmente, com 1,3 bilhão de usuários, a maior parte em países em desenvolvimento, como Brasil e Índia.

Embora esteja em busca de novas frentes de faturamento, isso não chega a ser novidade para o WhatsApp. Inicialmente, o app era pago — custava US$ 0,99 no iPhone — e, até a aquisição pelo Facebook, era cobrada uma anuidade dos usuários nesse valor. De acordo com a Bloomberg, o sistema de assinatura anual rendia cerca de US$ 10,2 milhões por ano.

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