• Carregando...
À esquerda, a versão falsa do WhatsApp que era distribuída pelo Google Play; à direita, a oficial. | Reddit/Reprodução
À esquerda, a versão falsa do WhatsApp que era distribuída pelo Google Play; à direita, a oficial.| Foto: Reddit/Reprodução

Uma suposta atualização do WhatsApp enganou ao menos um milhão de pessoas ao redor do mundo, alertaram usuários da rede social Reddit. Chamado “Update WhatsApp Messenger”, o aplicativo estava na loja de apps do Android, o Google Play, assinado por um desenvolvedor chamado “WhatsApp Inc” — mesmo nome do desenvolvedor da versão legítima do app.

Embora o nome seja visualmente idêntico ao da empresa que de fato criou e mantém o app de mensagens, ele contém um caractere “invisível” no final do nome que o diferencia, tecnicamente, do oficial. A cópia da página do app falso no Google Play era bastante fiel; a única diferença facilmente perceptível era o “Update” no nome do app, provavelmente para enganar quem já tem o WhatsApp original.

Segundo um dos usuários do Reddit que baixou o app falso, ele carregava o WhatsApp oficial após ser aberto. Mas, além disso, o app também exibia anúncios dentro do WhatsApp, coisa que o oficial não tem e que deve ter rendido algum lucro aos criadores do app fraudulento. O app também tentava se esconder da vítima, exibindo um ícone transparente e nenhum rótulo — ou seja, era invisível. 

Não há indícios de que o WhatsApp falso capturava dados pessoais ou causava algum prejuízo às vítimas. 

Após denúncias feitas pelos próprios usuários do Reddit, o aplicativo inicialmente mudou de nome, para “Dual Whatsweb Update” e o desenvolvedor passou a se chamar “Live Update Apps”. Posteriormente, o app deixou de ser acessível. Ao site The Register, o Google informou que está analisando o ocorrido e que o desenvolvedor responsável pelo app deverá ser banido do Google Play.

Como evitar versões adulteradas

Idealmente, aplicativos fraudulentos não duram muito nas lojas de apps. Mesmo no Google Play, que tem políticas mais permissivas e não faz uma triagem manual dos apps submetidos por desenvolvedores, as cópias e apps maliciosos são removidos tão logo descobertos. Na App Store do iOS, da Apple, os apps são analisados por pessoas, o que mitiga os riscos de situações como esta ocorrerem

Na dúvida, uma boa saída é acessar o site oficial do WhatsApp (whatsapp.com) e acessar os links das lojas de apps por lá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]